Em toda primeira semana do mês Hydro divulgará a relação dos principais cursos, feiras e congressos do setor, realizados na forma presencial ou online.

Cursos

Concessões e PPPs – A ABDID – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base realizará, entre os dias 17 de abril e 11 de maio, o curso Concessões e PPPs em Saneamento. O treinamento visa colaborar para a formação de educação profissional aos analistas e executivos das construtoras, financiadoras, seguradoras, dos bancos e consultorias em geral, bem como dos gestores públicos e público em geral. Site: https://bit.ly/3zmRrXb.

Legislação ambiental – A Cetesb realizará, de 7 a 11 de agosto, o curso Monitoramento, Geração de Índices e Diagnóstico da Qualidade da Água em São Paulo. O conteúdo programático traz temas como variações físicas e químicas da qualidade da água, definição de padrões de qualidade e seus significados, resultado de análise e tratamento de dados, entre outros. As inscrições vão até o dia 10 de julho. Site: https://bit.ly/3Zv3ix6.

Eventos

Segurança – O Etechn é um evento técnico que roda o Brasil com apresentações de palestras técnicas, debates, demonstrações de equipamentos e networking. A próxima edição acontece no dia 13 de abril em Contagem, MG, com o tema Indústria Segura Safety. Site: https://bit.ly/3VPHavZ.

Biogás – O 5º Fórum Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em Foz do Iguaçu, PR, entre os dias 18 e 20 de abril. A programação tem o objetivo de conectar pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/3WJKN7e.

Água – O Global Water Summit será realizado de 8 a 10 de maio em Berlim, Alemanha. Trata-se de uma oportunidade para conhecer experiências de PPPs – parcerias público-privadas, dessalinização, tecnologias e inovações em uso em outros países. Site: https://bit.ly/3EUpgRT.

Drones - A DroneShow 2023, evento da comunidade de drones profissionais da América Latina, chega à sua 9ª edição com mais de 120 expositores, 150 palestrantes e instrutores e expectativa de superar os 5 mil visitantes. É organizado pela MundoGEO e acontece entre os dias 9 e 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Site: https://bit.ly/3ZF8HBS.

Expomafe – A próxima edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas – Ferramenta e Automação Industrial será realizada entre os dias 9 e 13 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento deverá reunir mais de 900 expositores nacionais e internacionais. Site: www.expomafe.com.br.

ABES – O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES acontece entre os dias 21 e 24 de maio em Belo Horizonte, MG. Site: https://bit.ly/3VP5hLk.

Água potável – O 13th Symposium for European Freshwater Sciences acontece entre os dias 18 e 23 de junho em Newcastle, Inglaterra. A iniciativa pretende integrar as últimas novidades e perspectivas nas pesquisas sobre sistemas naturais de água potável, seus ecossistemas e os impactos ambientais. Mais informações no site: https://bit.ly/3lZ3CWF.

Impermeabilização – O 17º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização será realizado entre os dias 20 e 21 de junho em São Paulo. Centrado em aspectos relacionados às ações preventivas altamente interferentes à durabilidade e eficiência dos sistemas impermeabilizantes, o congresso também será transmitido no formato online. Site: https://bit.ly/4398hqn.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025