Para auxiliar os setores público e privado a elaborar, implementar e avaliar planos de segurança hídrica com a finalidade de assegurar o fornecimento de água segura e potável, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou a norma NBR 17080:2023 - Plano de Segurança da Água - Princípios e Diretrizes para Elaboração e Implementação.

“A atualização e elaboração das normas se fazem necessárias tendo em vista o novo marco legal do saneamento básico. As normas elaboradas pela ABNT darão suporte a esses processos, para atender a Lei 14.026/2020, que estabelece diretrizes para a reorganização do setor de forma a promover a universalização dos serviços públicos, bem como a elevação da qualidade e eficiência dos serviços prestados”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.

A ABNT NBR 17080:2023 apresenta os requisitos para elaboração, implementação e avaliação de planos de segurança da água com a finalidade de assegurar seu fornecimento seguro e potável, por meio de um enfoque de avaliação e gestão de risco desde o manancial ou fonte até o ponto de consumo, independentemente do seu porte e das tecnologias de tratamento utilizadas.

A norma é aplicável a Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano e Sistema Alternativo de Abastecimento de Água para Consumo Humano, operados por prestadores de serviços de água públicos e privados. O documento já está disponível no catálogo da ABNT. Link: https://bit.ly/2YLG07s.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025