A norma ABNT NBR 5626 - Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, elaborada pela Comissão de Estudo de Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente (ABNT/CB-002/ CE-002:146.003), foi publicada no dia 29 de junho. A publicação cancela e substitui as normas ABNT NBR 7198:1993 e ABNT NBR 5626:1998, tendo sido a última tecnicamente revisada.

A revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, além de ter aprofundado nos temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria.

Os requisitos estabelecidos tratam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas, uso racional de água e energia, bem como de garantir a preservação da potabilidade da água. Recomenda-se que os requisitos estabelecidos na norma sejam observados por projetistas, construtores, instaladores, fabricantes de componentes, concessionárias e pelos próprios usuários.

Segundo a Agência CBIC – Informativo da Indústria da Construção, a ABNT NBR 5626 é aplicável ao sistema predial que possibilita o uso da água potável fria e quente em qualquer tipo de edifício, residencial ou não. A norma não se aplica ao uso da água não potável, água em processos industriais e processos intrínsecos a equipamentos específicos.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025