A Sanepar iniciou um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Sameep - Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial, na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar (um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional) farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e, por isso, é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nessa tecnologia.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, agente financiador da obra, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que traz um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025