A Sanepar iniciou um trabalho de colaboração técnica com a empresa argentina Sameep - Serviço de Água e Manutenção do Estado Provincial, na cidade de Resistência, Província de Chaco. Indicada pelo BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/Banco Mundial, a companhia paranaense irá contribuir para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário na região metropolitana de Gran Resistencia.

Três profissionais da Sanepar (um técnico em química da área de Pesquisa e Inovação e dois engenheiros de Projetos Especiais e de Desenvolvimento Operacional) farão visitas técnicas nas instalações das unidades operacionais da ETE e reuniões com a equipe da empresa de saneamento da região do Chaco.

A Sanepar foi recomendada para esta parceria pelo fato de deter ampla experiência na tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB), a mesma adotada pela empresa argentina. A companhia paranaense tem o maior parque do mundo de reatores anaeróbios de tratamento de esgoto doméstico e, por isso, é referência internacional em planejamento, projeto, obra, operação, manutenção, pesquisa e inovação nessa tecnologia.

A especialista sênior em Água e Saneamento do Banco Mundial, agente financiador da obra, Maria Catalina Ramírez, destacou a importância dos projetos inovadores e sustentáveis em água e saneamento para elevar os índices de cobertura. “É a primeira planta com esta tecnologia na Argentina, o que traz um grande desafio em termos operacionais e trará grandes resultados de sustentabilidade e economia. É muito importante a conexão entre os pares de saneamento na transferência de conhecimento”.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025