A Aegea, empresa privada de saneamento, e a Cagece – Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, assinaram um contrato de PPP – Parceria Público Privada para a prestação de serviços de saneamento em 17 municípios, nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Por meio da Ambiental Ceará, a Aegea vai investir R$ 2,6 bilhões nos 30 anos de contrato, beneficiando mais de 1,1 milhão de cearenses, do Cariri ao litoral.

“A Ambiental Ceará vai somar esforços com a Cagece para garantir a universalização do esgotamento sanitário. Com o avanço do saneamento, a população vai ter mais saúde e qualidade de vida, além de preservação ambiental, fomento ao turismo e valorização imobiliária. Esse projeto se soma a nossa operação no Crato, já estabelecida, e futuramente também se consolidará com a operação nos municípios do Bloco 2. Teremos ainda a participação no setor de resíduos sólidos na região do Cariri, leilão conquistado no final do ano passado. Assim, ampliamos a atuação da companhia no Ceará, gerando impacto positivo na vida das pessoas e do meio ambiente”, aponta Renato Medicis, vice-presidente da Aegea do Norte e Nordeste.

O contrato contempla a implantação, no Bloco 1, de 2500 km de novas redes de esgoto, 18 novas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto, 159 novas estações elevatórias e mais de 325 mil novas ligações de esgoto. A companhia tem como meta universalizar o saneamento nos municípios até 2033, ou seja, garantir que 90% da população atendida pela PPP tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto, alcançando 95% até 2040. Hoje, a cobertura é de 30%, e em cinco anos esse percentual será dobrado.

Com a assinatura do contrato, inicia-se a fase de operação assistida, que consiste no repasse de informações técnicas entre a Cagece e a empresa. Prevista para até 180 dias, a operação pode ser realizada em menor período. A Ambiental Ceará também realizará, nos municípios atendidos, serviços comerciais que impactam diretamente no esgotamento sanitário, como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral e fiscalização e combate às fraudes. Já a Cagece segue responsável pelo abastecimento de água e atendimento ao cliente.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025