A Wavin, empresa mundial de construção e infraestrutura, lançou na Europa portfólio com soluções de água potável com base biológica para oferecer às concessionárias de água e infraestrutura uma linha de produtos sustentáveis. Os produtos estão disponíveis na Holanda, sede da empresa, desde dezembro de 2022.
Devido à sua resistência, durabilidade e processo de produção eficiente, o PVC com base biológica tornou-se um material importante para diversas aplicações em projetos de infraestrutura e construção. Ele tem, em comparação com outros materiais, uma pegada de carbono menor (reduzida em até 75%), além de ser reciclável. As novas ofertas substituem o etileno por um bioetileno alternativo, de um fluxo de resíduos de biomassa, o óleo vegetal.
Para garantir que o portfólio de base biológica ofereça as mesmas propriedades técnicas e desempenho ao seu portfólio de água potável existente, a Wavin certificou o produto com a Kiwa, empresa de testes e certificação. Além disso, a matéria-prima de base biológica é certificada pelas normas Internacionais de Sustentabilidade e Certificação de Carbono (ISCC), para ter total transparência nas práticas de abastecimento e ética, bem como para evitar riscos à biodiversidade, uso da terra e conflitos na cadeia alimentar.
Para Ronald Bal, gerente Global de Economia Circular da Wavin, “ao reutilizar fluxos de matérias-primas naturais, estamos reduzindo nossa dependência de insumos de origem fóssil e combinamos materiais de baixo impacto ambiental com produtos inovadores, projetados para uma longa vida útil e reciclagem. A Wavin pretende expandir ainda mais seu portfólio de soluções de base biológica, enquanto trabalhamos para cumprir nossa promessa de reduzir a pegada ambiental, liderar a transição para uma economia sustentável e circular e impactar vidas positivamente”, completa Bal.
Mais Notícias HYDRO
Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.
13/08/2025
Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.
13/08/2025
Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.
12/08/2025