A GS Inima SAMAR, empresa do grupo GS Inima Brasil, assumiu a concessionária de Araçatuba, SP, em 2016. Este ano, a empresa celebra os 10 anos de concessão e mais de R$ 250 milhões investidos neste período.

Um dos maiores investimentos é a ETA IV, uma nova estação de tratamento de água dentro do complexo Baguaçu, que está em fase final de construção e terá capacidade para abastecer 100 mil habitantes, metade da população de Araçatuba. A nova unidade deve ser entregue no próximo ano e terá capacidade de produção de 2 mil m³ L/h, divididos em quatro módulos com capacidade de 500 m³/h.

Prevista para ser construída apenas em 2033, a obra foi antecipada em decisão conjunta com a Agência Reguladora, garantindo a melhoria no sistema de abastecimento de Araçatuba. Outra importante obra foi o secador solar de lodo, inaugurado em dezembro de 2021 e construído em uma área de 7000 m². O equipamento, que retira a umidade do lodo que provém do esgoto produzido pela população, é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia. O secador recebe atualmente, na entrada, 450 toneladas de lodo para secagem por mês e entrega, na saída, 90 toneladas de lodo seco por mês.

A construção da estrutura foi iniciada em 2019 e, em 2020, devido à pandemia, a montagem dos três removedores e demais equipamentos teve que ser feita com orientações a distância, tornando o projeto ainda mais desafiador.

A ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu também passou por melhorias nos últimos 10 anos. A GS Inima SAMAR modernizou os equipamentos e realizou melhorias nos tanques para aumentar a capacidade de tratamento, que passou a receber efluentes de toda a cidade após as obras de reversão de bacias.

Nos últimos 10 anos, a GS Inima SAMAR construiu 310 km de novas redes de esgoto e mais 344 km de novas redes de água. Além disso, mais de 20 km de redes antigas foram remanejadas e houve 13 mil novas ligações de água e esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025