A GS Inima SAMAR, empresa do grupo GS Inima Brasil, assumiu a concessionária de Araçatuba, SP, em 2016. Este ano, a empresa celebra os 10 anos de concessão e mais de R$ 250 milhões investidos neste período.

Um dos maiores investimentos é a ETA IV, uma nova estação de tratamento de água dentro do complexo Baguaçu, que está em fase final de construção e terá capacidade para abastecer 100 mil habitantes, metade da população de Araçatuba. A nova unidade deve ser entregue no próximo ano e terá capacidade de produção de 2 mil m³ L/h, divididos em quatro módulos com capacidade de 500 m³/h.

Prevista para ser construída apenas em 2033, a obra foi antecipada em decisão conjunta com a Agência Reguladora, garantindo a melhoria no sistema de abastecimento de Araçatuba. Outra importante obra foi o secador solar de lodo, inaugurado em dezembro de 2021 e construído em uma área de 7000 m². O equipamento, que retira a umidade do lodo que provém do esgoto produzido pela população, é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia. O secador recebe atualmente, na entrada, 450 toneladas de lodo para secagem por mês e entrega, na saída, 90 toneladas de lodo seco por mês.

A construção da estrutura foi iniciada em 2019 e, em 2020, devido à pandemia, a montagem dos três removedores e demais equipamentos teve que ser feita com orientações a distância, tornando o projeto ainda mais desafiador.

A ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu também passou por melhorias nos últimos 10 anos. A GS Inima SAMAR modernizou os equipamentos e realizou melhorias nos tanques para aumentar a capacidade de tratamento, que passou a receber efluentes de toda a cidade após as obras de reversão de bacias.

Nos últimos 10 anos, a GS Inima SAMAR construiu 310 km de novas redes de esgoto e mais 344 km de novas redes de água. Além disso, mais de 20 km de redes antigas foram remanejadas e houve 13 mil novas ligações de água e esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024