No dia 19 de novembro, a concessionária privada BRK Ambiental ressaltou os avanços no saneamento na cidade de Mauá, no ABC paulista, em celebração ao Dia Mundial do Saneamento para Todos.  A data foi criada em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico. 

Este dia é importante para promover a discussão sobre o tema. Além disso, estimula que as entidades civis e governamentais pensem em ações para garantir o acesso universal a esse serviço.

A cidade possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 89% de tratamento.  

O indicador também é o segundo melhor da região do ABC. 

Com capacidade para tratar 100% do esgoto coletado, a ETE Mauá conta com três tanques de tratamento. Os tanques operam em ciclos de quatro horas com capacidade para tratar uma vazão de 375 L/s cada um, totalizando 1125 L/s. O volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas. Atualmente, a ETE Mauá trata mais de 55 milhões de L/dia.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025