No dia 19 de novembro, a concessionária privada BRK Ambiental ressaltou os avanços no saneamento na cidade de Mauá, no ABC paulista, em celebração ao Dia Mundial do Saneamento para Todos.  A data foi criada em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico. 

Este dia é importante para promover a discussão sobre o tema. Além disso, estimula que as entidades civis e governamentais pensem em ações para garantir o acesso universal a esse serviço.

A cidade possui um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 89% de tratamento.  

O indicador também é o segundo melhor da região do ABC. 

Com capacidade para tratar 100% do esgoto coletado, a ETE Mauá conta com três tanques de tratamento. Os tanques operam em ciclos de quatro horas com capacidade para tratar uma vazão de 375 L/s cada um, totalizando 1125 L/s. O volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas. Atualmente, a ETE Mauá trata mais de 55 milhões de L/dia.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025