A Águas de Timon, MA, da Aegea, conta agora com uma usina solar. Localizada no bairro Sucessão, a estação será responsável pela geração de energia limpa e sustentável para suprir as operações de baixa tensão da companhia.

A área possui mais de 3000 placas solares com uma potência instalada de 1 MWac e capacidade anual de gerar 2450 MWh.

A adoção de energia solar faz parte do compromisso em colocar a sustentabilidade, em todos os pilares ESG, no centro das decisões da empresa. A Aegea tem como meta a redução em 15% do consumo específico de energia medido em kWh/metro cúbico. 

A empresa tem avançado em sólidas parcerias e, além do Maranhão, já possui projetos de geração distribuída de energia solar em operação e implementação em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande de Sul, Espírito Santo, Amazonas, Piauí e São Paulo.

“O uso desse tipo de energia em nossas operações reforça o compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, gerando valor para a sociedade e tornando nossa empresa cada vez mais amigável ao meio ambiente”, destaca o diretor-executivo da Águas de Timon, Fernando Lima.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026