O Grupo Olho D’Água inaugurou, em Aliança, PE, a 86 km do Recife, a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, com capacidade para 17,8 milhões de m3 de água. A obra, concluída em menos de um ano, fica dentro de uma área de 186 hectares e é a primeira etapa de um amplo projeto de irrigação de 4 mil hectares, dos quais 1,2 mil serão irrigados por gotejo, e outros 2,8 mil por aspersão. No total, serão investidos R$ 74,2 milhões, sendo R$ 58,8 milhões com recursos financiados pelo BNB - Banco do Nordeste.

A nova barragem faz parte da estratégia do grupo em manter a regularidade das safras otimizando a oferta de água. Nessa linha, já possui a Artur Tavares de Melo, também no Pernambuco, inaugurada em 2003, com capacidade para armazenar 21 milhões de m3 e um espelho d’água que ocupa uma área de 320 hectares.

O Grupo Olho D’Água possui 50 mil hectares de área agricultável, dos quais 70% já são beneficiados com irrigação. Suas três usinas respondem por uma capacidade industrial anual de moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Como resultado, produzem 300 mil toneladas de açúcar refinado, cristal e demerara; 170 milhões de litros de etanol, álcool e aguardente; e geram 80 mil MWh de energia ao ano.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025