A Saint-Gobain Canalização fechou uma parceria com a startup brasileira IBBX para fornecimentos de três tipos de sensores wireless para melhorar a eficiência de indústrias, companhias de mineração e de saneamento. Os sensores são carregados via campo eletromagnético, oferecendo custo mais baixo e facilidade, pois podem ser instalados em locais afastados onde não há energia elétrica próxima. São três tipos de sensores: preditivo (para prever problemas futuros em equipamentos eletromecânicos); de pressão (voltado para tubulação de água das adutoras, o equipamento faz 500 leituras por segundo e é um detector de vazamento); e de eficiência energética (verifica a eficiência de equipamentos e contribui com leituras para redução do consumo). Faz parte da estratégia da empresa incrementar o setor de serviços, especialmente os ligados à indústria 4.0. A empresa calcula um faturamento de cerca de R$ 30 milhões por ano só com essa área daqui a cinco anos.

O mercado de serviços está alinhado ao seu produto carro-chefe, os tubos de ferro fundido. Há cerca de 10 anos, a Saint-Gobain Canalização incrementou o portfólio de tubos para atender indústrias, mineradoras e mais recentemente o setor de irrigação. Essa estratégia de diversificação trouxe uma demanda diferente do que empresa estava habituada. A indústria e mineração são ávidos por serviços que melhorem sua eficiência e diminuam os gastos com manutenção, pois ninguém quer uma planta ou uma mina parada. Essa demanda dos novos clientes para prestação de serviços foi o que impulsionou a seguir adiante, criando um portfólio dedicado ao tema. O movimento do saneamento por mais eficiência também demandará dos fornecedores cada vez mais soluções completas, não só de materiais, mas de novas tecnologia e serviços.

A companhia já tem uma carteira de 250 clientes para esse novo serviço em parceria com a IBBX, e a instalação programada de 2500 sensores. Entre esses clientes, estão a própria planta industrial da companhia, em Barra Mansa, RJ, e diversas empresas do grupo Saint-Gobain.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024