Em toda primeira semana do mês Hydro divulgará a relação dos principais cursos, feiras e congressos do setor, realizados na forma presencial ou online.

Cursos

Tratamento de efluentes – A Udemy ministra o curso online Tratamento de Esgoto e Efluentes Industriais. O treinamento irá aprofundar todos os tipos de tratamentos preliminares, primários, secundários e terciários disponíveis para o tratamento de esgoto doméstico e efluentes industriais, além de disponibilizar recursos para revisar o conteúdo e solucionar exercícios. Site: https://bit.ly/3RA50sZ.

Superfícies – A ABTS – Associação Brasileira de Tratamento de Superfície passou a ministrar o curso online Cálculos de Custos em Tratamentos de Superfície. Dividido em três módulos, o treinamento visa fornecer subsídios aos profissionais para a formulação de cálculos técnicos e custos nas áreas de galvanoplastia e pintura. Site: https://bit.ly/3OE6VLA.

Sistemas hidráulicos - Estão abertas as inscrições para a 11ª turma do Curso Online de Especialização em Gestão e Tecnologia de Sistemas Construtivos de Edificações, ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. A grade curricular conta com disciplinas que tratam de durabilidade de materiais e componentes da construção civil, da sustentabilidade de sistemas hidráulicos e sanitários e certificação ambiental. O início das aulas está previsto para novembro de 2022. No total, são 384 horas divididas em 15 disciplinas obrigatórias e optativas. Site: www.box.ufscar.br.

Regulação e fiscalização - A AESabesp promoverá, entre os dias 21 e 23 de novembro, das 8 às 13 horas, o curso online de Regulação e Fiscalização de Contratos de PPP/Concessão e SPE – Sociedade de Propósito Específico. As aulas serão ministradas por Rui Cunha Marques. Site: www.aesabesp.org.br.

Cursos Cetesb – A Cetesb vai realizar os seguintes treinamentos: Gerenciamento de Resíduos Sólidos (21 a 25 de novembro em São Paulo) e Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas: Água Subterrânea (21 de novembro a 2 de dezembro, no formato online). Site: www.cetesb.sp.gov.br.

Metodologia BIM – O SindusCon São Paulo realizará, no dia 29 de novembro, o 13º Seminário Internacional BIM no formato online. Serão abordados casos dos usos do BIM na construção, como o acompanhamento das obras por drones, utilização do laser scan e da nuvem de pontos, rastreamento de fôrmas, contratação e compatibilização de projetos em BIM e industrialização. Site: https://bit.ly/3FKqUHI.

 

Eventos

Resíduos sólidos – A Waste Expo Brasil acontece entre os dias 8 e 10 de novembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento tem como objetivo disseminar informações e novas tecnologias relacionadas ao saneamento básico e a gestão adequada de resíduos sólidos. Site: https://bit.ly/3nhG3px.

Automação – A Rockwell Automation abriu inscrições para a Automation Fair 2022. O evento, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro em Chicago, EUA, pretende reforçar a importância em conectar empresas inovadoras com o mercado para fornecer insights alimentados por dados e ampliar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção industrial. Site: https://bit.ly/3Qaf0IA.

 

2023

Água – De 16 a 18 de janeiro será realizada a Water Expo & Forum em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O evento é uma plataforma global para a promoção da sustentabilidade da água em regiões áridas, reunindo líderes mundiais, especialistas, acadêmicos e negócios inovadores para acelerar o desenvolvimento de novas estratégias e tecnologias sustentáveis. Site: https://bit.ly/3SxRzuk.

Filtração – De 14 a 16 de fevereiro em Colônia, Alemanha, será realizado o Filtech. O congresso, voltado para tecnologias de filtração e separação, contará com exposição de produtos e apresentações técnicas. Site: https://bit.ly/3DTMKro.

Feicon – A próxima edição da Feicon Batimat está programada para o período de 11 a 14 de abril no São Paulo Expo. Mais informações podem ser obtidas no site: https://bit.ly/3BQ7PAf.

Reúso – A edição 2023 do seminário da Aladyr – Asociación Latinoamericana de Desalación y Reúso de Água será realizada entre os dias 26 e 27 de abril em São Paulo. O evento é um ponto de encontro entre o setor da saúde as tecnologias de dessalinização, reúso e tratamento de água e efluentes. Site: https://bit.ly/3fysFwZ.

Expomafe – A próxima edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas – Ferramenta e Automação Industrial será realizada entre os dias 9 e 13 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento pretende reunir mais de 900 expositores nacionais e internacionais. Site: www.expomafe.com.br.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025