Atraída pelas perspectivas do mercado de saneamento no Brasil, a Ramus Industrie, fabricante francesa de válvulas, com mais de 60 anos de existência, está instalando uma filial em São Paulo, a sua primeira na América Latina.

A empresa produz uma linha completa de válvulas para regulação, proteção, bloqueio de água, além de produtos sob medida, utilizando desde metais básicos como ferro fundido, aço e cobre até as ligas especiais como aço inoxidável, bronze e inconel. As aplicações incluem adução, distribuição, armazenamento de água, irrigação, tanque de retenção e proteção do meio ambiente, para empresas de saneamento e processos industriais.

“Com sede em La Motte Servolex em Savoie, a Ramus é uma empresa tradicional e referência na França. Possui domínio técnico dos processos por contar com unidades próprias de caldeiraria, centro de usinagem, tratamento da superfície e laboratório para ensaios. Temos um parque de máquinas de alto desempenho e processo flexível para oferecer maior capacidade de resposta e logística otimizada”, disse Antonio Carlos da Costa (foto), representante de vendas no Brasil, durante a Fenasan, feira onde participou pela primeira vez.

O escritório local importará os produtos e manterá um estoque local para pronta entrega. A Ramus já iniciou o processo de homologação junto à Sabesp. “Depois iremos trazer engenheiros da França para apresentar a linha de válvulas e esclarecer as dúvidas do setor”, disse.

Entre os destaques estão as válvulas de regulação de pressão a jusante, sustentadores de pressão a montante e válvulas altimétricas. Para proteção das redes e armazenamento de água contra o ar ou sobrepressão, os modelos incluem ventosas de simples ou tripla função, válvula de canal (alívio) e de sobrevelocidade. E para obturação, a linha abrange desde válvulas guilhotina até a comporta, passando pela borboleta ou válvula de maré. As capacidades e dimensões cobrem uma ampla faixa. “Também temos produtos sob medida, como reguladores de caudal e câmara de válvula de tanque. E se o cliente precisar de outras dimensões, montamos de acordo com as suas necessidades”, afirmou o representante.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp fecha projeto de IoT e medição inteligente com a Vivo

Projeto prevê investimentos em infraestrutura e soluções de automação e conectividade, além de hidrômetros inteligentes.

13/08/2025


Embasa e Cetrel firmam acordo para ampliar cobertura de esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Salvador

Parceria usa infraestrutura existente para acelerar acesso ao saneamento básico.

13/08/2025


Armac avança no setor de saneamento básico e apoia projeto na Grande São Paulo

Companhia loca cerca de 25 retroescavadeiras e minicarregadeiras para nova operação do setor.

12/08/2025