A Ativa Soluções, especializada no desenvolvimento, produção e implementação de plataformas e dispositivos inteligentes para utilities, além das empresas de telecomunicações, agronegócio e transportes no Brasil, está ampliando seu portfólio de produtos e serviços para o segmento de saneamento. Desde julho deste ano, quando adquiriu a Astrum Latina, a Ativa passou a ofertar o monitoramento completo da cadeia a partir da instalação de hidrômetros inteligentes, uma tendência mundial e que ganha força no país com a entrada de novas empresas no setor, tornando a área de saneamento em uma de suas prioridades.

A expectativa da Ativa Soluções, segundo Silvio Antunes, CCO - Chief-Customer Officer da empresa, é de um crescimento de 100% nas vendas junto a concessionárias de saneamento. “Hoje os hidrômetros inteligentes que disponibilizamos no mercado brasileiro ajudam a melhorar a eficiência na distribuição e medição de água em tempo real e colaboram com a redução das perdas”, diz o executivo.

Segundo ele, a meta estabelecida pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado em 2020, prevê uma redução das perdas para 25% ao ano em 2033. “Para chegar a esse patamar, é preciso intensificar o uso de tecnologias inteligentes. Só assim as empresas conseguirão atender os novos patamares estabelecidos”, complementa.

Em julho, a Ativa Soluções ampliou seu portfólio de produtos para o setor de saneamento. Em parte, porque com a compra da Astrum passou a ser parceira da multinacional chinesa Shenzhen Kaifa Technology (Chengdu) Co. Ltd., especializada em dispositivos de IoT – Internet das Coisas.

Atualmente, entre os clientes da Ativa Soluções no segmento de saneamento estão grandes empresas, como a Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento e a BRK Ambiental. No caso da Embasa, a Ativa instalou um sistema completo de monitoramento de pressão e vazão para o gerenciamento de recursos hídricos, reduzindo o desperdício de água das operações da empresa. O equipamento, completamente autônomo, realiza transmissões via NBloT para uma plataforma de gerenciamento remoto, permitindo o acompanhamento em tempo real pelos gestores e, assim, a identificação da falta de água em pontos específicos ou então vazamentos inesperados causados por pressão excessiva da rede.

Fundada em 2004, em Santa Rita do Sapucaí, MG, a Ativa Soluções foi criada dentro da incubadora de empresas do Instituto Nacional de Telecomunicações. De lá para cá, recebeu investimentos de importantes atores do universo de venture capital, como a Wayra Brasil, braço do grupo Telefônica, e da KPTL, gestora dos fundos Criatec I e Criatec III.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024