A Digitrol, empresa nacional com mais de 35 anos de mercado, fornecedora de soluções para controle de processos e instrumentação de campo, com sede em São Paulo, desenvolveu e está produzindo no Brasil uma linha de medidores ultrassônicos de volume de água, o DGT_ULTRA, aprovado de acordo com os requisitos técnicos e metrológicos da nova Portaria Inmetro 155:2022 e em conformidade com a OIML R49:2016.
“Devido à tecnologia ultrassônica, o instrumento não possui partes móveis, o que garante as características metrológicas e de precisão ao longo de sua vida útil de 15 anos”, diz Cassio Prado (foto), vendedor técnico da área de Instrumentação de Processo dos mercados de Água e Efluentes da Digitrol.
Fornecido com diâmetros de 50 a 300 mm, o medidor possui geometria interna diferenciada e processamento de sinais incorporado que permite que seja montado sem a necessidade de trechos retos a montante e a jusante. Dispõe de interface de comunicação NFC que permite, por meio de um smartphone, a aquisição rápida e fácil de dados e alarmes armazenados internamente, configuração de parâmetros de saída de sinais e testes funcionais.
O hidrômetro conta com oito tipos de alarmes que permitem identificar anomalias no consumo de água e condições de operação do medidor. O monitoramento é realizado por meio do display, da saída de pulsos e/ou da saída de corrente (4 a 20 mA). A partir do ano que vem, passará a ter comunicação com protocolo IoT – Internet das Coisas, para aplicações remotas de tarifação, controle de perdas e de diagnósticos.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025