A Wavin, detentora da marca Amanco Wavin, fechou contrato com a Sanepar para a implantação do serviço Wavin de Gestão de Redes de Água (WWNM - Wavin Water Network Management) em São José dos Pinhais, PR. Com o auxílio da tecnologia, a companhia de saneamento estima uma redução de 20% a 30% nas perdas de água no sistema de distribuição da região.

“Criamos o Wavin Services com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas, com o objetivo de oferecer resultados positivos na gestão dos recursos hídricos”, revela Fabiana Castro (foto), diretora de desenvolvimento de negócios da Wavin. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que, do total de 6,5 bilhões de m3 de água distribuídos no país por ano, 40% se perdem devido aos vazamentos de tubulações. A redução de perdas é um dos compromissos também é uma das metas do novo marco do saneamento.

O local eleito para desenvolvimento do projeto em São José dos Pinhais abrange 11 distritos de medição e controle, com mais de 37 mil ligações e uma população de cerca de 150 mil habitantes.

“O Serviço Wavin de Gestão Eficiente de Redes de Água proverá monitoramento, análise e diagnóstico contínuo do sistema de distribuição de água do município, por meio de relatórios gerenciais com o cruzamento de informações extraídas dos diversos sistemas da Sanepar, de modo a reunir todos os dados para melhorar a performance das redes de saneamento básico da companhia”, informa Fabiana. Segundo ela, serão usados recursos de inteligência artificial e machine learning para análise de dados e definição de ações prioritárias para a companhia.

A mensuração dos resultados será feita mediante apuração do índice de perdas inicial e evolução mensal até o fechamento do projeto, com análises de desempenho quantitativo e qualitativo do processo de implantação e uso do software de gerenciamento de eventos da Wavin, identificando as vantagens e potenciais benefícios operacionais. “Com um completo conjunto de soluções de diagnóstico inteligente para a gestão de redes de água potável, será possível cooperar para a redução do percentual desperdiçado”, diz.
O serviço é oferecido pelo grupo a cerca de 30 companhias em 15 países, com resultados concretos de 20% a 30% de redução de perdas por ano. No caso brasileiro, o índice médio de perdas de 40% poderia ter uma redução de 8 pontos percentuais, chegando a 32%.

O WWNM conta com uma Central de Gerenciamento de Eventos (CGE), que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com uma equipe composta por profissionais especializados que lidam com tecnologia de última geração da desenvolvedora israelense TaKaDu, referência mundial em softwares de soluções de gerenciamento hídrico. A equipe tem experiência no monitoramento de vazamentos, rompimentos, controle de pressão de água, telemetria e funcionamento irregular de equipamentos de rede hidráulica.

Além dos serviços da WMNM, a Wavin está apresentando soluções para reabilitar as redes de água, esgoto e galerias pluviais pelo método MND – método não destrutivo, com pouquíssima intervenção urbana, sem danificar o asfalto e, por consequência, sem atrapalhar a mobilidade dos cidadãos no dia a dia. A Wavin trouxe ao Brasil metodologias que englobam todas as etapas, com serviços que vão desde a inspeção e o diagnóstico até a elaboração do projeto, a instalação, mão de obra e a entrega da rede operando para o cliente.

“Em muitas das principais cidades, encontramos redes antigas, com mais de 70 anos de vida, que precisam ser revitalizadas e projetadas para as condições futuras. Por isso estamos trazendo toda a expertise de tecnologias que implementamos em outros países, principalmente na Colômbia – onde temos muitos quilômetros executados com êxito e mais de 10 anos de experiência”, conta Fabiana. 



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