A Aquastar, empresa brasileira com sede em Campo Largo, PR, forneceu 15 estações elevatórias compactas Aqualift para o projeto de despoluição da Beira Mar Norte, em Florianópolis, SC, realizado pela Casan e Consórcio Fast/CFO. A obra compreende um trecho de 3,5 km, com vazões de até 150 L/s.

Além da soleira negativa, o projeto teve desafios como a geologia (as elevatórias ficam ao lado do mar e as solicitações mecânicas trazem riscos de flutuação, em decorrência da oscilação dos mares e alto nível do lençol freático) e o curto tempo de projeto, execução e fabricação. A integração de trabalho entre empreiteiros, usuário final e Aquastar possibilitou um estudo criterioso de cada elevatória, com menor impacto nas transições dos canais de entrada e poços de sucção, além de reduzido prazo de entrega e montagem dos equipamentos em campo.

As elevatórias compactas fornecidas pela Aquastar para esse projeto atendem vazões de 5 a 15 L/s e alturas manométricas de até 20 m. O fornecimento também incluiu suportes, pedestais, acoplamentos, tubos guias, válvulas de retenção, registros e acessórios.

Segundo a empresa, elevatórias compactas são uma importante alternativa para a coleta e transporte de efluentes em regiões de soleira negativa, com flexibilidade e agilidade de instalação. Os rápidos tempos de montagem permitem a ampliação das redes de coleta de esgoto, promovem a universalização dos serviços de saneamento e protegem o meio ambiente.



Mais Notícias HYDRO



Unipar realiza cerimônia de entrega da modernização da fábrica de Cubatão

Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.

16/12/2025


Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025