O Grupo Marajoara Alimentos, produtora de laticínios com sede em Hidrolândia, GO, resolveu aderir a um programa interno para tratar os efluentes gerados em suas fábricas. Desde 2013, a empresa utiliza o método de flotação. “A técnica garante um alto grau de pureza, com índices bem acima dos 60% previstos na legislação ambiental. Isso nos dá muita tranquilidade ao retornar essa água para o meio ambiente”, explica André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do Grupo Marajoara.

As impurezas retiradas são transformadas em biomassa, fornecida gratuitamente para produtores rurais como fertilizante. Mensalmente, o processo de tratamento de água da Marajoara gera cerca de 300 toneladas de adubo por mês. “O efluente da indústria de laticínios tem uma carga orgânica muito alta. Um dos desafios é encontrar um método adequado para fazer esse tratamento, em especial quando se usa uma enorme quantidade de água. Felizmente aqui na Marajoara conseguimos fazer esse processo e ainda geramos essa biomassa que vira fertilizantes para produtores locais”, explica o gerente de indústria da Marajoara, Antônio Júnior Vilela.

Segundo ele, são cerca de 40 mil litros tratados por hora em um sistema que funciona 24 horas por dia. Toda a água gerada pelas fábricas, desde aquela que sai do próprio leite, que naturalmente já é composto por mais 87% de água, até a usada na lavagem industrial de máquinas e na limpeza em geral, passa pelo sistema.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024