A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, fabricante de tubos e conexões, renovou sua parceria com a TNC - The Nature Conservancy, organização sem fins lucrativos que trabalha globalmente para a conservação do meio ambiente. A união visa implementar 18 fossas sépticas no município de Jacareí, SP, para evitar a contaminação da água e do solo por esgoto, como uma das frentes em apoio ao Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Mananciais, o Renascentes Jacareí, projeto piloto de saneamento rural na região.

A cidade é um dos municípios prioritários do Fundo de Água de São Paulo, parte da Coalizão pelas Águas e da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que tem por objetivo estabelecer e ampliar a segurança hídrica. A meta local é a melhoria da qualidade de vida da população rural por meio da qualidade ambiental de suas propriedades. A iniciativa também visa contribuir para o desenvolvimento de um modelo de negócio em saneamento rural que possibilita o ganho de escala e impacto, com potencial para beneficiar a saúde de 200 mil pessoas.

“A renovação da parceria com a TNC representa a continuidade de nossos esforços em atuar ao lado de iniciativas socioambientais, a fim de construirmos ambientes saudáveis e sustentáveis”, comenta Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade para América Latina da Wavin. “Além das 18 fossas sépticas que serão implementadas no município serem uma necessidade ambiental, elas ainda possuem um importante papel social e na saúde dos cidadãos”, completa a executiva.

Foram engajadas mais de 45 propriedades rurais da região no processo de mobilização junto aos proprietários, adesão e preparação do terreno. A meta até o fim deste ano é a instalação das 10 primeiras fossas sépticas biodigestoras (RAFAs - Biodigestores Anaeróbicos de Fluxo Ascendente) nas propriedades rurais selecionadas pela equipe da TNC, localizadas em pontos críticos para a proteção dos mananciais. Até dezembro de 2023, serão instaladas 18 fossas, incluindo ações como ampliação do mapeamento, engajamento e projetos individuais junto aos proprietários rurais no município, seleção de propriedades rurais para instalação de biodigestores adicionais e ampliação do projeto, no qual a implantação das novas fossas sépticas evitará o escoamento de esgoto para cursos d'água.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024