O GAB – Grupo Águas do Brasil e a Elipse Software celebraram um acordo de cooperação para o desenvolvimento do Elipse Water. A parceria prevê que a nova plataforma desenvolvida pela Elipse seja testada em algumas concessões do GAB, recebendo, assim, mais aprimoramentos antes do seu lançamento oficial.

O Elipse Water conta com uma ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, pela qual é possível inserir e interligar elementos, como junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs - Distritos de Medição e Controle. Com a evolução da plataforma, o GAB poderá importar o cadastro do seu sistema de controle GIS, sincronizando as bases de dados dos softwares, o que facilitará a manutenção e localização de cada componente.

A partir desse modelo hidráulico, o Elipse Water consegue identificar as características, propriedades e o modo como cada componente da rede está conectado e operando. Com isso, a plataforma gera uma inteligência operacional ao negócio, tornando o processo de saneamento mais eficiente. Por fim, também permitirá evoluir os sistemas para outras áreas e controlar todos os ciclos da água com as novas tecnologias.

“O acordo com o Grupo Águas do Brasil é fundamental para podermos desenvolver um produto focado na resolução dos principais problemas enfrentados pelas concessionárias brasileiras, de forma a auxiliá-las na identificação e redução de perdas, otimização operacional e no aumento da eficiência energética, por exemplo”, afirma Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de desenvolvimento da Elipse.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025