A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará publicou no dia 14 de julho o edital da concorrência pública internacional para a celebração de PPP - parceria público-privada para a prestação do serviço público de esgotamento sanitário nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

A PPP, estruturada inicialmente pelo BNDES, foi revisada pela Cagece com a assessoria jurídica do escritório Manesco, de São Paulo. Trata-se de concessão administrativa, em que o parceiro privado será contratado pela Cagece para operar os sistemas de esgotamento sanitário da Companhia, sendo remunerado por contraprestação pública que varia conforme o volume de esgoto coletado.

Os 24 municípios atendidos são divididos em dois blocos, sendo o bloco 1 formado pela região metropolitana do Cariri (RMC) e pela porção sul da região metropolitana de Fortaleza (RMF Sul), e o bloco 2 formado pela porção norte da região metropolitana de Fortaleza (RMF Norte). No total, os blocos somam 60% da população atendida pela Cagece no Estado do Ceará.

O objetivo da PPP é assegurar a universalização do serviço público de esgotamento sanitário até 2033, prazo fixado pelo novo Marco Regulatório. Para tanto, estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,2 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão.

A data para o recebimento dos envelopes é dia 22 de setembro, e a sessão pública de leilão ocorre no dia 27 de setembro, na B3, em São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024