O Grupo Cetric – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais, com sede em Chapecó, SC, e unidade em Uberlândia, MG, atua no tratamento de resíduos e efluentes industriais em todas as fases do processo, desde a coleta, transporte, recepção, tratamento e destinação final de resíduos em aterros próprios.

Com foco nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Grupo Cetric iniciou as suas atividades em 2001. Na matriz, com 900 mil m2, emprega mais de 350 colaboradores.

Atualmente, a companhia atende aproximadamente 10 mil clientes e conta com Centrais de Tratamento de Resíduos Classes I (perigosos), IIA e IIB (inertes) em Uberlândia e Chapecó. Já em Guarapuava, PR, possui uma central de tratamento de resíduos Classe II A e II B. Além disso, possui mais 17 unidades de transbordo e apoio logístico no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“Nosso principal diferencial é o gerenciamento 360º, diretriz que contempla todas as fases de destinação sem precisar contratar empresas terceirizadas, garantindo a rastreabilidade do material”, afirma Loana Defaveri Fortes, responsável técnica na Cetric.

Para poder atender a todas as etapas, a Cetric utiliza uma estrutura de apoio completa. A frota inclui aproximadamente 200 veículos licenciados e autorizados para o transporte de resíduos. Nos casos de remoção a longa distância, por exemplo, utiliza caminhões próprios adaptados para o manejo e o transporte até uma de suas unidades de transbordo. Após formar a carga, veículos de maior porte seguem para o tratamento final. “Nosso principal foco são os resíduos industriais, porém em alguns municípios também coletamos resíduos residenciais”, explica Loana.

Quanto aos tratamentos utilizados, são empregados processos como bioprocessamento, onde o biogás gerado é purificado, resultando em biometano, que serve como combustível para os veículos da empresa, tratamento terciário com membranas de ultrafiltração e tratamento térmico voltado para resíduos pastosos e lodos.

No final de 2021, a companhia recebeu o Prêmio ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e da Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. “Fomos reconhecidos pelas ações praticadas junto às comunidades, bem como pela sustentabilidade interna, como a geração de energia via biogás que alimenta a planta. Para 2022, nosso foco está em desenvolver novos projetos voltados para o tratamento de resíduos, promovendo a economia circular e reduzindo o consumo de recursos naturais”, finaliza Loana.



Mais Notícias HYDRO



Empresa francesa vai se instalar no Brasil para comercializar sistema de purificação de biogás

No saneamento, o biogás é obtido ou pela digestão do lodo de ETEs ou pelo tratamento anaeróbico.

30/04/2024


Ambipar cria unidade de negócios de soluções para água

Estrutura aproveitará sinergias com outros negócios do grupo.

30/04/2024


Huber aposta no crescimento do mercado de secagem de lodo

Empresa apresentou soluções de secagem solar e térmica na IFAT Brasil.

30/04/2024