O Grupo Cetric – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais, com sede em Chapecó, SC, e unidade em Uberlândia, MG, atua no tratamento de resíduos e efluentes industriais em todas as fases do processo, desde a coleta, transporte, recepção, tratamento e destinação final de resíduos em aterros próprios.

Com foco nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Grupo Cetric iniciou as suas atividades em 2001. Na matriz, com 900 mil m2, emprega mais de 350 colaboradores.

Atualmente, a companhia atende aproximadamente 10 mil clientes e conta com Centrais de Tratamento de Resíduos Classes I (perigosos), IIA e IIB (inertes) em Uberlândia e Chapecó. Já em Guarapuava, PR, possui uma central de tratamento de resíduos Classe II A e II B. Além disso, possui mais 17 unidades de transbordo e apoio logístico no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“Nosso principal diferencial é o gerenciamento 360º, diretriz que contempla todas as fases de destinação sem precisar contratar empresas terceirizadas, garantindo a rastreabilidade do material”, afirma Loana Defaveri Fortes, responsável técnica na Cetric.

Para poder atender a todas as etapas, a Cetric utiliza uma estrutura de apoio completa. A frota inclui aproximadamente 200 veículos licenciados e autorizados para o transporte de resíduos. Nos casos de remoção a longa distância, por exemplo, utiliza caminhões próprios adaptados para o manejo e o transporte até uma de suas unidades de transbordo. Após formar a carga, veículos de maior porte seguem para o tratamento final. “Nosso principal foco são os resíduos industriais, porém em alguns municípios também coletamos resíduos residenciais”, explica Loana.

Quanto aos tratamentos utilizados, são empregados processos como bioprocessamento, onde o biogás gerado é purificado, resultando em biometano, que serve como combustível para os veículos da empresa, tratamento terciário com membranas de ultrafiltração e tratamento térmico voltado para resíduos pastosos e lodos.

No final de 2021, a companhia recebeu o Prêmio ACIC – Associação Comercial e Industrial de Chapecó, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e da Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. “Fomos reconhecidos pelas ações praticadas junto às comunidades, bem como pela sustentabilidade interna, como a geração de energia via biogás que alimenta a planta. Para 2022, nosso foco está em desenvolver novos projetos voltados para o tratamento de resíduos, promovendo a economia circular e reduzindo o consumo de recursos naturais”, finaliza Loana.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025