A Atibaia Saneamento, do Grupo Iguá, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia, SP, e que atua no município por meio de Parceria Público-Privada com a SAAE, recebeu certificado de indicadores de valorização e transformação de resíduos pela Tera Ambiental (foto). O reconhecimento se deu pela contribuição de 446 toneladas de lodo destinados para a compostagem, resultando em 172 toneladas de fertilizantes agrícolas e de paisagismo que encerram o ciclo de tratamento de esgoto de modo sustentável.

Desde 2014, a operação encaminha todo o lodo para a unidade da Tera Ambiental, a organização de compostagem localizada em Jundiaí. O material é resultado do processo realizado nas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto, onde os tanques fazem a sedimentação, reduzem a matéria sólida e a submetem a diversas etapas de filtragem até que esteja pronto. A reutilização colabora, entre outros fatores, para a diminuição do volume de rejeitos nos aterros sanitários, sendo uma alternativa ambientalmente correta para o descarte.

Por isso, durante o período de janeiro a dezembro de 2021, mais de 40% do lodo final pôde ser reaproveitado para a fabricação de insumos voltados para a agricultura. Como ele contém em si grande quantidade de minerais, substâncias húmicas, microrganismos e materiais orgânicos riquíssimos, a sua utilização apresenta ganhos significativos para o produtor rural, gerando uma economia de até 50%, se comparada com a compra de um fertilizante sintético.

“A destinação adequada do lodo é a forma mais sustentável de encerrar o processo de tratamento de esgoto na cidade de Atibaia. Além de trazer benefícios ambientais, a transformação do resíduo contribui para a economia e o trabalho de inúmeros agricultores locais”, comenta a diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. Para ele, a parceria com a Tera Ambiental é fundamental para lidar com o rejeito com segurança e menor impacto ambiental possível.

Atualmente, a Atibaia Saneamento atende o município com duas ETEs, nos bairros Estoril e Caetetuba.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025