A Círculo S/A, sediada em Gaspar, SC, indústria têxtil fabricante de fios para trabalhos manuais, adota em diversos processos e produtos ações sustentáveis certificadas por entidades reconhecidas e movimentos que atuam em prol do bem do planeta. Um deles é o Dye Clean, processo que reutiliza os banhos de tinturas das linhas mantendo a mesma qualidade da cor e da estrutura do fio. A técnica, também conhecida como tingimento limpo, permite que a água do mesmo banho possa ser utilizada para vários tingimentos sem a necessidade de ser totalmente trocada. Isso gera uma economia de 90,92% de água nos fios em que o processo foi implementado. Em um ano, a Círculo S/A deixou de utilizar 90 toneladas de produtos químicos.

Hoje, segundo Felipe Vidoto Dutra, coordenador de P&D, a empresa catarinense é a única fabricante brasileira de fios que aplica o processo. A tecnologia do Dye Clean impactou a empresa de diferentes formas, como a redução da salinização do efluente enviado ao Rio Itajaí-Açu, a redução de captação de água do rio, a diminuição de geração de lodo para o aterro sanitário, além de contribuir para a Política de Eficiência Energética, garantindo menor consumo de energia, água e vapor. 

A fabricante também dispõe de produtos sustentáveis, como o fio Barroco Natural, feito de algodão cru (100% da composição), que não é tingido e nem alvejado. É produzido de forma ecológica, sem alteração da qualidade. Isso significa que o processo de fabricação economiza água, produtos químicos, energia e torna a quantidade de resíduos da produção praticamente inexistente. Possui diferentes espessuras, para oferecer mais qualidade e rendimento aos projetos, além de massa pura e fibras longas, o que garante uma durabilidade muito maior às artes manuais.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024