A Círculo S/A, sediada em Gaspar, SC, indústria têxtil fabricante de fios para trabalhos manuais, adota em diversos processos e produtos ações sustentáveis certificadas por entidades reconhecidas e movimentos que atuam em prol do bem do planeta. Um deles é o Dye Clean, processo que reutiliza os banhos de tinturas das linhas mantendo a mesma qualidade da cor e da estrutura do fio. A técnica, também conhecida como tingimento limpo, permite que a água do mesmo banho possa ser utilizada para vários tingimentos sem a necessidade de ser totalmente trocada. Isso gera uma economia de 90,92% de água nos fios em que o processo foi implementado. Em um ano, a Círculo S/A deixou de utilizar 90 toneladas de produtos químicos.

Hoje, segundo Felipe Vidoto Dutra, coordenador de P&D, a empresa catarinense é a única fabricante brasileira de fios que aplica o processo. A tecnologia do Dye Clean impactou a empresa de diferentes formas, como a redução da salinização do efluente enviado ao Rio Itajaí-Açu, a redução de captação de água do rio, a diminuição de geração de lodo para o aterro sanitário, além de contribuir para a Política de Eficiência Energética, garantindo menor consumo de energia, água e vapor. 

A fabricante também dispõe de produtos sustentáveis, como o fio Barroco Natural, feito de algodão cru (100% da composição), que não é tingido e nem alvejado. É produzido de forma ecológica, sem alteração da qualidade. Isso significa que o processo de fabricação economiza água, produtos químicos, energia e torna a quantidade de resíduos da produção praticamente inexistente. Possui diferentes espessuras, para oferecer mais qualidade e rendimento aos projetos, além de massa pura e fibras longas, o que garante uma durabilidade muito maior às artes manuais.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025