Desde 2012 o ParkShopping Campo Grande, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, conta com a parceria do Grupo Opersan, contratado para a construção de um sistema de tratamento de efluentes e gestão dos processos de reúso de água para utilização em suas utilidades de resfriamento.

O bairro de Campo Grande, onde está localizado o ParkShopping Campo Grande, é o mais populoso do Rio de Janeiro, com mais de 330 mil pessoas. “O sistema de reúso implantado no shopping possui uma importante vertente social, para que o recurso da concessionária seja destinado à população”, afirma Diogo Taranto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Opersan.

Especializado em soluções ambientais para tratamento de águas e efluentes, o Grupo Opersan, além de ter implantado o sistema, é o responsável por todos os serviços operacionais, de manutenção, fornecimento de insumos, descarte de resíduos, assim como pelas atividades técnicas e ambientais da estação no shopping.

A operação fornece, em média, 6 milhões de litros por mês de água de reúso, que são destinados às torres de resfriamento e bacias sanitárias. Além de permitir autonomia hídrica em períodos de escassez, o valor da conta da concessionária foi reduzido em até 50%. “O processo produz ainda uma água de altíssima qualidade, melhor que os padrões oferecidos pela rede pública, gera um ganho de imagem sustentável ao empreendimento, reduz o lançamento de efluentes e protege o meio ambiente, em linha com o conceito ESG”, explica.

O sistema utiliza membranas de ultrafiltração (MBR) seguidas de osmose reversa. Para Guilherme Ottoboni, gerente do ParkShopping Campo Grande, a parceria com a Opersan trouxe resultados positivos. “O projeto está em sinergia com a política do ParkShopping Campo Grande de buscar soluções de vanguarda, valorizando a sustentabilidade e integrado ao desenvolvimento socioambiental no entorno de seus empreendimentos”, afirma.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025