A G Hidro Monitoramento, empresa nacional especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas em nuvem para o monitoramento, operação e gestão de água e energia, no mercado desde 2016, mudou sua marca para Afira. “No início da trajetória, nosso principal foco eram a gestão e o monitoramento de recursos hídricos. Este objetivo foi atingido por meio das inúmeras parcerias com profissionais do segmento em todo o país. Após anos de experiência com telemetria de água, passamos a nos posicionar também no setor energético, adquirindo ainda mais experiência em inteligência de dados e IoT - Internet das Coisas”, diz o diretor Fernando Oliveira.

Segundo ele, a mudança de nome foi uma demanda natural do mercado de tecnologia, mas a expertise da empresa se mantém. “Iniciamos nosso trabalho com foco na captação de recursos hídricos. Esta é nossa principal área de atuação e isso não vai mudar. O que a Afira vai possibilitar é que além de água, outras aplicações importantes sejam monitoradas e gerenciadas. Diante desse cenário, temos como objetivo promover e ampliar o acesso a tecnologias de transformação digital que geram benefícios para a sociedade”, diz.

Também está em curso uma evolução no software desenvolvido pela empresa, com tecnologia 100% nacional. No mercado de água, a plataforma Hidroview é baseada em medidores inteligentes instalados em campo, como hidrômetros, sensores de nível, temperatura e pressão e instrumentos de qualidade. As informações são enviadas continuamente a um equipamento que, por sua vez, as retransmite via Internet para a solução hospedada na nuvem da AWS - Amazon Web Services. Devidamente tratados e analisados, os dados podem ser acessados em tempo real via web, aplicativo ou por meio da emissão de relatórios, fornecendo uma visão completa dos sistemas em operação, desde a captação da água até o lançamento dos efluentes no corpo receptor.

“Estamos trabalhando para que nossa plataforma seja cada vez mais inovadora, segura e eficiente”, complementa o diretor. A Afira está situada em Garça, SP, e conta com uma equipe de 15 colaboradores. Hoje a empresa atua em segmentos como saneamento, agronegócio, indústria, comércio, cidades inteligentes e meio ambiente. O site também mudou para www.afira.io.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024