A Wavin, detentora da marca Amanco Wavin, lança a Wavin Services, uma área voltada à prestação de serviços, com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas. A iniciativa tem por objetivo tanto reduzir os transtornos causados por obras em áreas urbanas como oferecer resultados positivos na gestão dos recursos hídricos, com uma redução de até 30% na perda de água das cidades.

A Wavin Services terá duas linhas de frente:

● Wavin Water Network Management Services (WWNM): completo conjunto de soluções de diagnóstico inteligente para a gestão de redes de água potável. “Possuímos também uma tecnologia de última geração, experimentada há 11 anos em diversos países, que usamos para captar as informações da companhia e desenvolver uma análise com a indicação das ações prioritárias para a redução de perdas”, explica Fabiana Castro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Wavin. O WWNM conta com uma Central de Gerenciamento de Eventos, que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com uma equipe composta por profissionais especializados que lidam com tecnologia da desenvolvedora israelense TaKaDu, especializada em softwares de soluções de gerenciamento hídrico e parceira exclusiva da Wavin no atendimento ao mercado nacional. A equipe tem experiência no monitoramento de vazamentos, rompimentos, controle de pressão de água, telemetria e funcionamento irregular de equipamentos de rede hidráulica.

● Tecnologias MND - Métodos Não Destrutivos: trata-se de soluções desenvolvidas para fazer reparos com pouquíssima intervenção urbana, sem danificar o asfalto e, por consequência, sem atrapalhar a mobilidade dos cidadãos no dia a dia. “Ocorre que, em muitas das principais cidades, encontramos redes antigas, com mais de 70 anos de vida, que precisam ser revitalizadas e projetadas para as condições futuras. Por isso estamos trazendo toda a expertise de tecnologias que implementamos em outros países, principalmente na Colômbia, onde temos muitos quilômetros executados com êxito e mais de 10 anos de experiência”, conta Fabiana. 

A Wavin trouxe ao Brasil metodologias que englobam todas as etapas, com serviços que vão desde a inspeção e o diagnóstico até a elaboração do projeto, a instalação e a entrega da rede operando.  O primeiro passo é o estudo detalhado da rede, para a seleção do melhor método para reabilitar as redes de água, esgoto e galerias pluviais. A Wavin executa o trabalho de diagnóstico e de seleção da melhor metodologia, conforme cada situação.

“Com a ajuda do MND e do WWNM, será possível reduzir, de forma muito expressiva, o desperdício de recursos hídricos que acontece no percurso de distribuição até o consumidor final, além de estender a vida útil dos ativos”, finaliza Fabiana.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025