O Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX Ante Consultoria Econômica, BRK Ambiental e apoio da Rede Brasil do Pacto Global, divulgou o estudo O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira.

No Brasil, o número de mulheres que residem em casas sem coleta de esgoto saltou de 26,9 milhões para 41,4 milhões entre 2016 e 2019, ou seja, uma taxa de crescimento de 15,5% ao ano do número de brasileiras afetadas pelo problema. Nesse mesmo período, a população feminina prejudicada pela falta de água tratada passou de 15,2 milhões para 15,8 milhões e a ausência do serviço regular afeta 24,7 milhões. Já o índice de mulheres sem banheiro em casa cresceu 56,3% no acumulado do período, passando de 1,6 milhão para 2,5 milhões.

O levantamento se baseia nas informações da PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE e do Sistema Único de Saúde (Datasus), considerando os dados de 2016 (base para o primeiro estudo) e 2019 (dados mais recentes do PNADC e do Datasus).
A análise completa pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3warsAf.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024