O Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental (Sanepar Startups) divulgou as cinco startups selecionadas por meio de edital que irão apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios do setor de água e saneamento ambiental.

As empresas escolhidas propõem desenvolvimento de hardware e software para detecção de perdas de água, para análise e manutenção preditiva e para localização de vazamentos na rede de distribuição de água; de software de atendimento digital integrado; e de uso de elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente.

Os projetos devem ser aplicados em até 12 meses. De acordo com o edital, os recursos destinados a cada projeto variam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para testes e homologação das soluções. Os recursos serão aportados pela Sanepar à Fundação PTI-BR, que ficará responsável pela operacionalização do edital. A Finep, o BID e o Sebrae/PR dão apoio e participação como consultores.

No total, 87 empresas de todas as regiões do Brasil enviaram propostas ao edital lançado em 2021. Quinze foram selecionadas e participaram da pré-aceleração. Ao longo de sete semanas, em encontros semanais, de janeiro a março deste ano, as startups tiveram acesso a conteúdo e mentorias técnicas e de negócios.

Ao fim desse período, 12 startups participaram do Pitch Day e apresentaram sua proposta a uma banca avaliadora composta por membros das instituições organizadoras do programa. Do Pitch Day, foram classificadas as cinco que irão receber investimentos financeiros para desenvolverem a solução. 

Startups aprovadas

Stattus4 - Hardware e software para detecção de perdas de águas

Pullup - Hardware e software analisadores de vibração e temperatura autônomos com conectividade para análise e manutenção preditiva

O2Eco Tecnologia Ambiental - Elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente

Radioforce - Hardware e software para localizar vazamentos na rede de distribuição de água tratada

Maxbot - Software de atendimento digital integrado

O programa é desenvolvido pela Sanepar, que publicou o edital, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025