O Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental (Sanepar Startups) divulgou as cinco startups selecionadas por meio de edital que irão apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios do setor de água e saneamento ambiental.

As empresas escolhidas propõem desenvolvimento de hardware e software para detecção de perdas de água, para análise e manutenção preditiva e para localização de vazamentos na rede de distribuição de água; de software de atendimento digital integrado; e de uso de elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente.

Os projetos devem ser aplicados em até 12 meses. De acordo com o edital, os recursos destinados a cada projeto variam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para testes e homologação das soluções. Os recursos serão aportados pela Sanepar à Fundação PTI-BR, que ficará responsável pela operacionalização do edital. A Finep, o BID e o Sebrae/PR dão apoio e participação como consultores.

No total, 87 empresas de todas as regiões do Brasil enviaram propostas ao edital lançado em 2021. Quinze foram selecionadas e participaram da pré-aceleração. Ao longo de sete semanas, em encontros semanais, de janeiro a março deste ano, as startups tiveram acesso a conteúdo e mentorias técnicas e de negócios.

Ao fim desse período, 12 startups participaram do Pitch Day e apresentaram sua proposta a uma banca avaliadora composta por membros das instituições organizadoras do programa. Do Pitch Day, foram classificadas as cinco que irão receber investimentos financeiros para desenvolverem a solução. 

Startups aprovadas

Stattus4 - Hardware e software para detecção de perdas de águas

Pullup - Hardware e software analisadores de vibração e temperatura autônomos com conectividade para análise e manutenção preditiva

O2Eco Tecnologia Ambiental - Elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente

Radioforce - Hardware e software para localizar vazamentos na rede de distribuição de água tratada

Maxbot - Software de atendimento digital integrado

O programa é desenvolvido pela Sanepar, que publicou o edital, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024