A Okena, empresa de serviços ambientais especializada em tratamento offsite de efluentes e lodos industriais, sediada em Itapevi, SP, recebeu um aporte de R$ 7 milhões para investimentos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e reforço em sua área comercial.

O aporte foi feito pela gestora Rise Ventures e trará para a Okena o reforço necessário para sua evolução a médio e longo prazos. A partir desse investimento, a empresa prevê crescimento anual composto entre 30% e 45%, nos próximos cinco anos. Segundo Francisco Teixeira de Goeye, CEO da Okena, 50% do resultado no quinto ano será proveniente dos novos serviços lançados com o aporte.

Com 12 anos de mercado, a Okena faz parte do portfólio de empresas investidas da Rise desde 2019, uma parceria baseada no compartilhamento de valores e na convicção de que negócios devem promover impacto socioambiental positivo. “Desde o início, nossa busca por um investidor externo precisava estar alinhada com nossas crenças. Buscamos um fundo ou investidor que acreditasse em três elementos que, para nós, são inegociáveis: o potencial das empresas de transformação e geração de impacto positivo; a interdependência entre humanos e meio ambiente; e a capacidade de evolução das pessoas”, diz o CEO.

O valor investido pela Rise será aplicado em diferentes frentes da empresa, contribuindo tanto para buscar maior penetração no mercado de tratamento de efluentes industriais quanto para permitir a expansão da atuação para novas áreas.

Para isso, parte do montante será direcionada para desenvolver formas de transformar resíduos em produtos que possam ser usados para diferentes finalidades. Um dos projetos visa à fabricação de um novo produto a partir de fraldas usadas descartadas, em parceria com a Boomera. A área, chamada Okena Labs, também trabalha no projeto de fabricação de produtos químicos e industriais a partir de resíduos de indústrias metalúrgicas, de papel e celulose e de tintas e resinas. Outra parcela do aporte será destinada à infraestrutura, para modernizar o processo de tratamento e aumentar a capacidade de recebimento, armazenamento e tratamento dos efluentes industriais.

O terceiro pilar que será reforçado com o investimento é o de fortalecer a estrutura comercial, modernizando os processos e fluxos da área. “Planejamos também lançar novos serviços para atender as indústrias do estado de São Paulo, auxiliando-as com passivos ambientais e limpezas técnicas”, conta Goeye. A Okena trata anualmente cerca de 6000 caminhões-tanque de efluentes industriais de diversos clientes.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024


Empresas investem na redução de consumo e reuso de água no Polo de Camaçari

Indústrias têm foco em sustentabilidade.

15/04/2024