O saneamento básico, um setor que, desde a aprovação do marco regulatório, passa por uma grande transformação, com aumento dos investimentos para garantir a universalização dos serviços de água e esgoto, está em busca de novas ideias para ampliar e otimizar os serviços

Um exemplo é a startup Ajusta Água, que acaba de chegar ao mercado com a proposta de automatizar a atualização cadastral. Por meio de um sistema de georreferenciamento, a ferramenta identifica padrões e características recorrentes de consumo de água, o que permite apontar possíveis inconsistência no cadastro e, consequentemente, reduzir os índices de perdas de água. A proposta é identificar, por exemplo, se um imóvel cadastrado como residencial faz o uso da água para atividade comercial.

A ação nasceu da parceria entre Mariana Nahas e Marina Schuh, que tinham a metodologia do projeto e se conheceram no WIL Brasil - Water Innovation Lab Brasil, iniciativa que reúne jovens de todo o país para elaborar ações focadas no saneamento. Juntas, elas buscaram meios de viabilizar a ideia.

Para seguir em frente, o projeto contou também com o apoio da BRK, empresa privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, que selecionou a iniciativa para receber um recurso-semente, além de oferecer apoio na estruturação da startup. A companhia auxiliou as fundadoras em todas as fases do desenvolvimento do negócio e ajudou a transformar o que era apenas uma metodologia em uma empresa com potencial de atender companhias de saneamento de todo o país.

“Tivemos um grande apoio da BRK. A empresa abriu as portas e nos apoiou em todas as etapas da estruturação da startup. Desde o início, nossa missão era criar uma solução capaz de otimizar o processo de atualização cadastral, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que precisam fazer esse serviço presencialmente, com a checagem individual de endereços”, explica Mariana Nahas.
Atualmente, a BRK segue para a fase de formalização de contrato com a Ajusta Água e será a primeira cliente da startup. O sistema será implantado em uma das operações de saneamento, com o monitoramento dos cadastros por dois anos.

Para ampliar o número de projetos inovadores e tornar os sistemas de água e esgoto cada vez mais eficientes, a BRK lançou o site BRK Inova. O canal é direcionado à inovação aberta e busca parcerias com pesquisadores, professores, startups e empresas que desejam investir em cocriação. A ideia é apoiar e desenvolver soluções capazes de contribuir com a expansão do saneamento, transformando a vida das pessoas com a prestação de um serviço essencial de alta qualidade.

O canal de inovação também apresenta iniciativas realizadas pela concessionária, como o Datathon, maratona de dados promovida em parceria com o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) em 2021, além de destacar os negócios já realizados com startups e apresentar os parceiros de inovação da companhia.

Os visitantes ainda contam com Pitch day, um espaço que permite que startups, professores e pesquisadores se conectem com a BRK e apresentem soluções inovadoras para o saneamento básico. Para participar, não existem limitações, o importante é que sejam apresentadas novas ideias, independentemente do estágio de desenvolvimento.

“Nosso objetivo é levar o saneamento para além do básico, por isso criamos um canal focado na inovação. Queremos tornar a comunicação mais simples e ampliar o acesso a projetos capazes de solucionar desafios que fazem parte do dia a dia das operações”, reforça Denise Pithan, gestora de inovação da BRK.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024