A Ecolab, especializada em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, desenvolveu um programa voltado para o controle da corrosão no tratamento da água de sistemas de resfriamento. Com uma formulação especial, sem fósforo, que utiliza uma mistura exclusiva de polímeros para controlar o depósito de ferro, manganês, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio, sulfato de cálcio, zinco e sólidos suspensos, a tecnologia evita deposições a um custo mais acessível.

Tradicionalmente, o resfriamento de sistemas de moldes é feito por circuito fechado, que permite um melhor controle do condicionamento. Quando o sistema de resfriamento do molde é em circuito aberto, o condicionamento químico se torna mais crítico, visto que os inibidores de corrosão tradicionais podem se depositar no molde. “O nosso programa de tratamento sem fósforo é eficiente para sistemas abertos de resfriamento de molde, pois controla as taxas de corrosão, não causa deposição, sendo uma aplicação segura e econômica por trazer reduções de custos significativas para o processo”, afirma Caroline Amorim, representante de distrito da divisão Nalco Water.

Além disso, a tecnologia tem como benefícios o aumento da vida útil dos equipamentos, a redução dos custos operacionais, como manutenção e custos com produtos químicos, o aumento da produtividade e, principalmente, a redução do consumo de água. O programa cria uma barreira física contra a corrosão nos sistemas, sem metais pesados, como fosfato.

“A novidade foi implementada em uma siderúrgica brasileira e apenas no primeiro mês de aplicação foi possível reduzir em 55% na taxa de corrosão de aço carbono, enquadrando o parâmetro na especificação técnica, o que levou ao aumento da confiabilidade operacional pelo aumento do desempenho do sistema de resfriamento dos moldes. Houve uma redução de 91% na taxa de produtos não conformes por trincas, com um impacto anual de US$ 350 mil”, conclui Fábio Schusterschitz Araújo, consultor técnico industrial da divisão Nalco Water.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024