Com a modernização e migração para versão 5.6 da plataforma da Elipse Software, o Samae - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Bento do Sul, SC, passou a tomar decisões com mais agilidade e segurança.

O Samae atende atualmente todos os 86.317 habitantes do município, por meio de 32.134 economias de águas e 12.025 ligações de esgoto. Em maio de 2021, a autarquia decidiu abrir uma licitação para escolher uma empresa capaz de modernizar o sistema de automação, que ficou a cargo da SCL Automação, usando a versão 5.6 do Elipse E3, plataforma desenvolvida pela Elipse Software.

Atualmente, o Elipse E3 se comunica com um total de 60 equipamentos, entre inversores, CLPs, macromedidores e estações meteorológicas. Com o software, o Samae consegue controlar remotamente 30 estações de abastecimento de água (uma de tratamento, uma de captação, sete reservatórios e 21 elevatórias) e 18 de coleta e tratamento de esgoto (quatro de tratamento e 14 elevatórias). Além de monitorar todas as bombas, exibindo suas correntes, frequências e potências elétricas, níveis dos reservatórios e vazões, o Elipse E3 apresenta uma tela que exibe a previsão meteorológica. Esta tela traz dados importantes para o Samae poder planejar com antecedência a necessidade de água diária e estimar o volume de esgoto a ser tratado em São Bento do Sul.

O Elipse E3 também apresenta um sistema de alarme que alerta o operador caso seja verificado um problema, como um vazamento ou excesso de água em um reservatório. “A velocidade de comunicação, que era de aproximadamente 2 minutos, passou a ser de 15 segundos, trazendo maior agilidade e segurança à tomada de decisões”, diz Osvalcir Peters, Diretor Presidente do Samae São Bento do Sul.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025