Com a modernização e migração para versão 5.6 da plataforma da Elipse Software, o Samae - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Bento do Sul, SC, passou a tomar decisões com mais agilidade e segurança.

O Samae atende atualmente todos os 86.317 habitantes do município, por meio de 32.134 economias de águas e 12.025 ligações de esgoto. Em maio de 2021, a autarquia decidiu abrir uma licitação para escolher uma empresa capaz de modernizar o sistema de automação, que ficou a cargo da SCL Automação, usando a versão 5.6 do Elipse E3, plataforma desenvolvida pela Elipse Software.

Atualmente, o Elipse E3 se comunica com um total de 60 equipamentos, entre inversores, CLPs, macromedidores e estações meteorológicas. Com o software, o Samae consegue controlar remotamente 30 estações de abastecimento de água (uma de tratamento, uma de captação, sete reservatórios e 21 elevatórias) e 18 de coleta e tratamento de esgoto (quatro de tratamento e 14 elevatórias). Além de monitorar todas as bombas, exibindo suas correntes, frequências e potências elétricas, níveis dos reservatórios e vazões, o Elipse E3 apresenta uma tela que exibe a previsão meteorológica. Esta tela traz dados importantes para o Samae poder planejar com antecedência a necessidade de água diária e estimar o volume de esgoto a ser tratado em São Bento do Sul.

O Elipse E3 também apresenta um sistema de alarme que alerta o operador caso seja verificado um problema, como um vazamento ou excesso de água em um reservatório. “A velocidade de comunicação, que era de aproximadamente 2 minutos, passou a ser de 15 segundos, trazendo maior agilidade e segurança à tomada de decisões”, diz Osvalcir Peters, Diretor Presidente do Samae São Bento do Sul.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024