A Iguá, companhia de saneamento, obteve a Certificação do Climate Bonds Standard para Infraestrutura Hídrica, em operação que financiará suas concessões nos estados do Mato Grosso e Paraná. Este é o primeiro título verde certificado da América Latina com ativos totalmente dedicados ao setor.

Os recursos, de aproximadamente R$ 880 milhões, serão utilizados para captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em Cuiabá, MT, e Paranaguá, PR. A Bureau Veritas, companhia especializada em testes, inspeções e certificações, atuou como verificadora dos ativos.

A Iguá atua na gestão e operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e PPPs - parcerias público-privadas. Está presente em 39 municípios de seis estados, com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.

O Critério de Infraestrutura Hídrica do Climate Bonds Standard funciona como triagem para investimentos em projetos hídricos sustentáveis. A certificação de infraestrutura hídrica está formalmente disponível para emissores de produtos de dívida verde em todos os mercados desde maio de 2018 e foi atualizado em 2021. Os critérios foram desenvolvidos por meio de um processo de TWG - Grupo de Trabalho Técnico, que incluiu representação do Alliance for Global Water Adaptation, EIB, UNEP, TNC e outros. Foram revisados e passaram por um processo de consulta pública em 2017.



Mais Notícias HYDRO



Copasa lança plano de reúso de água em Minas em parceria com outras instituições

Projeto busca construir soluções sustentáveis para o aproveitamento do efluente tratado.

15/09/2026


John Crane ajuda produtor de açúcar a economizar mais de 6,2 milhões de litros de água durante safra de seis meses

Modernização com selos mecânicos reduz em 80% o consumo de água de selagem em quatro bombas de operação contínua.

16/09/2026


Infraestrutura de saneamento ganha papel estratégico diante da pressão sobre os recursos hídricos

Materiais mais duráveis e redes eficientes ajudam a reduzir perdas, custos de manutenção e impactos de eventos climáticos extremos.

15/09/2026