A Iguá, companhia de saneamento, obteve a Certificação do Climate Bonds Standard para Infraestrutura Hídrica, em operação que financiará suas concessões nos estados do Mato Grosso e Paraná. Este é o primeiro título verde certificado da América Latina com ativos totalmente dedicados ao setor.

Os recursos, de aproximadamente R$ 880 milhões, serão utilizados para captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em Cuiabá, MT, e Paranaguá, PR. A Bureau Veritas, companhia especializada em testes, inspeções e certificações, atuou como verificadora dos ativos.

A Iguá atua na gestão e operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e PPPs - parcerias público-privadas. Está presente em 39 municípios de seis estados, com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.

O Critério de Infraestrutura Hídrica do Climate Bonds Standard funciona como triagem para investimentos em projetos hídricos sustentáveis. A certificação de infraestrutura hídrica está formalmente disponível para emissores de produtos de dívida verde em todos os mercados desde maio de 2018 e foi atualizado em 2021. Os critérios foram desenvolvidos por meio de um processo de TWG - Grupo de Trabalho Técnico, que incluiu representação do Alliance for Global Water Adaptation, EIB, UNEP, TNC e outros. Foram revisados e passaram por um processo de consulta pública em 2017.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025