A nova fábrica de celulose da Suzano, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina (conforme levantamento 2020 do Ibá - Instituto Brasileiro de Árvores, principal entidade setorial), em Ribas do Rio Pardo, MS, com início da operação previsto para o segundo semestre de 2024, terá a maior linha de produção única de celulose de eucalipto do mundo, com capacidade anual de 2,55 milhões de toneladas e investimento total de R$ 19,3 bilhões.

Parte desse investimento está em tecnologia e equipamentos, como o contrato recém-assinado com a Suez Water Technologies & Solutions, empresa especializada em soluções para tratamento de águas industriais e municipais e que será responsável pela implantação das plantas de tratamento de água industrial, consumo potável e água desmineralizada.

“A nova fábrica da Suzano terá o mais avançado e robusto em relação às tecnologias de clarificação, filtração, ultrafiltração e osmose reversa. Já somos parceiros de longa data e compreendemos em profundidade as necessidades da indústria de papel e celulose. Nos sentimos honrados por esta confiança, por isso fomos buscar os melhores diferenciais técnicos, econômicos e contratuais além de trazer parceiros robustos e confiáveis para o projeto, que é na modalidade EPC. Esta confiança nos permite uma relação próxima, transparente e construtiva com a Suzano”, complementa Massimiliano Santavicca, Diretor Comercial da Suez Water Technologies & Solutions para América Latina.

A indústria de papel e celulose é intensiva no uso de recursos e muito sensível aos aspectos regulatórios e de sustentabilidade operacional, por isso o projeto é focado especialmente em tecnologias que possibilitem o reúso.



Mais Notícias HYDRO



Coppe desenvolve protótipo para geração de eletricidade e água em locais remotos

Sistema reúne uso de energia solar com recuperação de calor e dessalinização de água.

25/05/2022


G Hidro Monitoramento muda marca para Afira

Objetivo é fortalecer aplicações de telemetria em outros segmentos.

25/05/2022


Setor de cloro-álcalis diminui acidentes com transporte de produtos químicos

De acordo com pesquisa da Abiclor, redução foi de mais de 80% em 2021.

24/05/2022