Em Limeira, SP, o tratamento de esgoto é um serviço executado pela concessionária privada BRK, por meio da operação de uma estrutura que contempla três estações de tratamento (ETE Tatu, ETE Água da Serra e ETE Lopes), 20 unidades de bombeamento e mais de 1000 quilômetros de redes de coleta que transportam o esgoto dos imóveis até às unidades de tratamento.

Por dia, mais de 50 milhões de litros de esgoto são recebidos in natura nas estações da BRK em Limeira, tratados e devolvidos adequadamente aos rios do município. Há pouco mais de duas décadas, a cidade tratava apenas 2% de seu esgoto. E desde 2010, com o serviço universalizado, o que significa que 100% do esgoto gerado nos imóveis da cidade recebe tratamento antes de retornar ao meio ambiente, o município se destaca numa condição bastante expressiva em relação ao comparativo nacional. Segundo dados do relatório “Atlas Esgotos: despoluição de bacias hidrográficas”, divulgado pela ANA e pelo Ministério das Cidades, apenas 43% da população brasileira é atendida por sistema de esgotamento sanitário, com rede de coleta e estação de tratamento.

Com os serviços de esgoto já universalizados em Limeira, a BRK agora atua em sua modernização, adotando diversas tecnologias no processo. Entre elas, se destaca o sistema Nereda de tratamento de esgoto. Um método inovador desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, que já foi eleito o melhor avanço em tecnologia em saneamento da última década pela Global Water Intelligence, principal publicação mundial sobre saneamento.

Essa tecnologia é aplicada na Estação de Tratamento de Esgoto Tatu; a maior unidade operacional da cidade, com capacidade para tratar vazões médias de 660 L/s, e atender cerca de 77% do esgoto gerado no perímetro urbano. A ETE Tatu foi construída na década de 1980 e, desde então, tem recebido diversos investimentos para ampliação e modernização. Recentemente, a BRK investiu R$ 120 milhões nas obras que implantaram a tecnologia holandesa na unidade de tratamento.

O sistema Nereda entrou em operação no ano passado. Trata-se de um método de tratamento em nível terciário, com remoções de nitrogênio e fósforo, e que tende a ser mais sustentável e eficiente. Do ponto de vista construtivo, ocupa menos da metade da área necessária para infraestruturas tradicionais de tratamento de esgoto.

O gerente de operações da BRK, Rogério Lima, explica que as exigências ambientais, cada vez mais rigorosas, têm demandado processos de tratamento também cada vez mais complexos e eficazes. “Com a adoção dessa nova tecnologia em Limeira, demos um importante salto em inovação e qualidade do esgoto tratado. Todos os processos biológicos, que em outros sistemas ocorrem separadamente, neste método acontecem simultaneamente e, o mais importante, com atendimento a todas as eficiências legais de meio ambiente”, destaca.

O aprimoramento do sistema adotado na ETE Tatu elevou a eficiência do tratamento de esgoto. A média anual de remoção de matéria orgânica do efluente na estação saltou de 23%, em 2019, para 98% em 2021. Isso significa devolver um efluente mais limpo para os rios.

“Ao atingirmos essa eficiência, percebemos uma expressiva melhora na qualidade da água do ribeirão Tatu. O oxigênio dissolvido, parâmetro utilizado para verificar a possibilidade de vida no manancial, hoje oferece ao curso d´água características de rio Classe II, que significa que suas águas oferecem condições para serem usadas em irrigação, para o desenvolvimento de vida aquática e do meio ambiente local”, explica Lima.

A ETE Água da Serra opera desde dezembro de 2010 com capacidade de atender a uma vazão média de 130 L/s. A unidade é equipada com níveis de tratamento primário e secundário, e desinfecção final, lançando o esgoto tratado no ribeirão Águas da Serra. Já a ETE Lopes, localizada na bacia do ribeirão Tatu, tem o tratamento por meio de lagoas de estabilização e capacidade de atender 10 L/s.

Ao considerar a qualidade de todo o esgoto coletado e tratado em Limeira, nas três estações em operação, a atual eficiência média é de 97,3%, e se encontra superior ao estabelecido pela legislação.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024