A ETE Quilombo, de Nova Odessa, na região de Campinas, SP, está transformando o lodo do esgoto em fertilizante orgânico. Com uma vazão média de 120 L/s, a estação gera cerca de 9 toneladas de lodo ao dia, que é desaguado em centrífugas, resultando em uma torta com teor de sólidos de 25%.

O investimento da Coden – Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa na usina foi de cerca de R$ 2 milhões. Quando estiver operando a plena carga, a economia mensal será de aproximadamente R$ 60 mil, uma vez que os resíduos deixarão de ser enviados ao aterro sanitário em Paulínia, SP.

A cidade de Nova Odessa conta atualmente com duas estações de tratamento de efluentes, sendo a primeira de lodos ativados com sistema de vale de oxidação, atendendo uma vazão em média de 13 L/s (ETE Palmital). Já a ETE Quilombo conta com quatro reatores de fluxo ascendente com potencial de tratamento da ordem de 180 L/s. As estações atendem aproximadamente 24 mil ligações de esgoto (referência março/2020).

O galpão de 1250 m² onde ocorre a produção do fertilizante tem capacidade de absorver a produção de 30 dias de geração de lodo da ETE. Na primeira etapa ocorre a mistura de poda de árvore com o lodo da ETE. Em repouso durante um período de 30 dias, ocorre a higienização do fertilizante, por meio do processo natural da fermentação, podendo alcançar a temperatura de até 70ºC, que elimina micro-organismos e patógenos nocivos aos seres humanos. Posteriormente o fertilizante é peneirado e os cavacos maiores são reaproveitados na etapa inicial, deixando material pronto para ser destinado para jardins, parques e lavouras específicas. O processo leva 60 dias para se concluir.

A produção nesta fase inicial de testes está sendo direcionada para os parques e jardins de Nova Odessa. A usina de compostagem pode receber lodo de outras ETEs da região, mas a ideia inicial é processar todo o lodo gerado na própria estação e, com isso, reduzir custos com aterros e impactos ao meio ambiente. A estação tem licença do Ministério da Agricultura para produção e comercialização do fertilizante.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025