100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, anunciou as Top 10 Water and Sanitation do Ranking 100 Open Startups 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. A PW Tech Indústria e Comércio de Purificadores, Inspectral, HydroCavit, Egrégora Socioambiental, Confirm8, 4 Hábitos Para Mudar o Mundo, Hidreo Energy Solutions, DIPSIE Solutions, Pitaya Irrigação e TerraNova Desinfecção foram as startups que se destacaram no setor de água e saneamento.

Especificamente entre as de Water and Sanitation, foram 51 startups com contratos validados de open innovation com corporações nesta edição, representando um crescimento de 538% em relação ao ano passado. Se for considerada a intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as startups do setor tiveram um aumento de 221% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 1325 pontos no ranking de 2021. Desde 2016, quando iniciou-se a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 63 vezes.

A indústria que mais se relacionou com as startups de Water and Sanitation foi Saneamento, com 17,9% dos relacionamentos, seguida por Serviços financeiros (10,1%) e Indústria química (8,9%).
“Das startups premiadas na categoria, sete são novas em relação ao Ranking 2020, o que demonstra que, o setor de água e saneamento tem buscado soluções inovadoras das startups, mesmo sendo um dos mais impactados pela pandemia”, comenta Rafael Levy, CTO e cofundador da 100 Open Startups. As tendências de inovação mais exploradas entre as startups de Water and Sanitation foram: Tecnologias limpas, Internet das Coisas e Machine Learning.

Apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último ano. Para a edição 2021, foram declarados 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, enquanto em 2020 foram 13.433. Além disso, das mais de 18 mil startups cadastradas, 2414 tiveram contratos com corporações validados para o Ranking 2021, contra 1310 em 2020, ou seja, mais de 1000 novas startups geraram impacto nas cadeias tradicionais apenas neste ano.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026