O Dmae - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, MG, substituiu preventivamente, até o final do mês de setembro, 23.550 hidrômetros na cidade. Este número equivale a 84,1% dos 28 mil medidores previstos para serem trocados até o final de 2021. A substituição atende a portaria do Inmetro - Instituto Nacional de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que prescreve a verificação ou troca do medidor com sete anos ou mais de uso.

A troca do medidor é gratuita e os moradores receberam a notificação com antecedência junto à conta de água, avisando sobre o serviço. Atualmente, o parque de hidrômetros da cidade conta com mais de 202 mil unidades e a substituição está sendo feita em 13,86% desse total.

O Dmae também tem notificado os moradores que estão com hidrômetros fora de padrão, como obstrução por concreto, solda irregular, acúmulo de terra, arame ou cadeado. Nesses casos, o munícipe tem até 30 dias, a partir da notificação, para regularizar o acesso, com risco de multa e até suspensão do atendimento. Somente após a regularização, o Dmae realiza a troca.

A aferição do hidrômetro é o que garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024