Ao completar 27 anos de mercado, a Krona anunciou investimentos em novas unidades de produção e ampliações nas plantas existentes. O Vice-Presidente Industrial e um dos fundadores, José Armecides Gonçalves, recorda que a empresa iniciou em um terreno de 4500 m², com 600 m² de área construída. Atualmente, são 490 mil m² de terreno, com mais de 80 mil m² ocupados pelas quatro plantas, três em Joinville, SC, e uma em Marechal Deodoro, AL. “Se em 1996 a Krona utilizava duas extrusoras e uma injetora para produzir aproximadamente 160 toneladas/mês, com um portfólio de 20 produtos. Hoje trabalhamos com 30 extrusoras e 127 injetoras para uma produção de 10 mil toneladas/mês, com um portfólio superior a 1000 itens. E estamos em franco processo de expansão”, diz.

Em funcionamento desde fevereiro, a Krona Ultraterm é a mais nova unidade da empresa. Localizada no Perini Business Park, em Joinville, a unidade implementa cinco das nove tecnologias habilitadoras da indústria 4.0: IoT - Internet das Coisas, big data e analytics, robôs autônomos, computação em nuvem e integração de sistemas. Uma sexta tecnologia, a realidade aumentada, está em desenvolvimento. No local, é produzida a nova linha CPVC Ultraterm para água quente, bem como alguns acessórios, como o engate flexível.

“A Ultraterm é um primeiro passo, uma experiência que servirá de modelo para a implementação dos conceitos da indústria 4.0 em todas as unidades da Krona, com expectativa de aplicação já em 2022”, adianta o vice-presidente.

A matriz, em Joinville, produz as linhas prediais de tubos e conexões para esgoto e água fria, como também a linha elétrica. A unidade Acessórios, também em Joinville, produz os acessórios sanitários em geral, como torneiras de jardim, multisifões flexíveis, boias de caixa d’água, entre outros. Já a unidade Nordeste, em Marechal Deodoro, AL, concentra as linhas prediais de tubos e conexões para esgoto e água fria, além de parte da linha elétrica e de produtos para esgoto Série Reforçada.

“Estamos ampliando a unidade Nordeste, com incrementos nas áreas de conexões, almoxarifado, central de embalagem e codificação, gestão e qualidade, com previsão de conclusão das obras em maio de 2022”, anunciou. Na unidade Matriz, a Krona está na fase final do novo estacionamento, nova portaria e recepção, assim como da estação de tratamento de efluentes, com finalização até novembro de 2021. “As obras do projeto da nova área de armazenamento e expedição, para melhorar a capacidade de estoque e movimentação de produtos, devem iniciar no início de 2022”, prevê. Uma nova planta em Nerópolis, GO, está em fase de estudos e desenvolvimento na Krona.

Fundada no dia 1º de setembro de 1994, a Krona tem 2100 colaboradores e atende mais de 10 mil clientes ativos. Em 2020, o volume de vendas cresceu 22%. Para 2021, a expectativa é de crescimento entre 10% e 15%.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024