A Engineering, empresa de TI e consultoria especializada em transformação digital, apresenta ao setor de saneamento uma solução de Inteligência Artificial para a gestão de perdas de água e apoio às tomadas de decisões, denominada Net@Decision. Uma outra novidade é o aplicativo DigiSelf, também baseado em IA e direcionado para o cliente final realizar a autoleitura de seu consumo de água e solicitar serviços.

Ambas as soluções serão levadas à Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que será realizada juntamente com o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 17 a 20 de outubro, em Curitiba, PR, além de ser transmitida pelo canal da ABES no YouTube.

A solução Net@Decision foi criada em virtude das metas propostas no novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o índice de perdas de água no sistema de distribuição chega a 51% e envolve vazamentos, falhas nos sistemas de medição e ligações clandestinas, entre outros indicadores. A expectativa, segundo as metas definidas pelos órgãos regulatórios, é que esse número chegue a 31% em 2033.

“Hoje, as empresas de saneamento possuem uma grande quantidade de informações vindas de diversos sistemas, o que dificulta o correto acompanhamento e gerenciamento de indicadores de perdas. Tecnologias como analytics, inteligência artificial, IoT - Internet das Coisas e machine learning podem ajudar a superar esses desafios”, explica Luciano Gajardoni, diretor técnico de Energy & Utilities da Engineering.

A solução Net@Decision integra dados de diversas fontes, resultando numa gestão mais eficiente do sistema de abastecimento de água com insights gerados em tempo real e análises preditivas, que auxiliam não somente as rotinas operacionais, como também as tomadas de decisões, possibilitando o direcionamento de esforços e investimentos ainda mais estratégicos e assertivos.

Outra aposta da companhia é o aplicativo DigiSelf, direcionado à autoleitura do consumo de água. O app tem como objetivo reduzir os erros de leitura e otimizar a experiência do cliente final por meio da inteligência artificial, tecnologia responsável por capturar os números do hidrômetro e permitir que o usuário possa gerar sua fatura de forma autônoma, ou seja, sem a presença do leiturista, profissional especializado, além de obter um histórico de consumo, alertas de anomalias e informações sobre interrupções de fornecimento em sua região, entre outras.

“Participar de um dos mais importantes eventos de saneamento e meio ambiente do Brasil é uma oportunidade para discutir os movimentos do setor e firmar o compromisso da companhia com a inovação tecnológica a fim de tornar as empresas e, consequentemente, as cidades e comunidades, mais inteligentes, conectadas e sustentáveis”, finaliza Patrick Baudon, diretor comercial de Energy & Utilities da Engineering.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024