A Engineering, empresa de TI e consultoria especializada em transformação digital, apresenta ao setor de saneamento uma solução de Inteligência Artificial para a gestão de perdas de água e apoio às tomadas de decisões, denominada Net@Decision. Uma outra novidade é o aplicativo DigiSelf, também baseado em IA e direcionado para o cliente final realizar a autoleitura de seu consumo de água e solicitar serviços.

Ambas as soluções serão levadas à Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que será realizada juntamente com o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 17 a 20 de outubro, em Curitiba, PR, além de ser transmitida pelo canal da ABES no YouTube.

A solução Net@Decision foi criada em virtude das metas propostas no novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o índice de perdas de água no sistema de distribuição chega a 51% e envolve vazamentos, falhas nos sistemas de medição e ligações clandestinas, entre outros indicadores. A expectativa, segundo as metas definidas pelos órgãos regulatórios, é que esse número chegue a 31% em 2033.

“Hoje, as empresas de saneamento possuem uma grande quantidade de informações vindas de diversos sistemas, o que dificulta o correto acompanhamento e gerenciamento de indicadores de perdas. Tecnologias como analytics, inteligência artificial, IoT - Internet das Coisas e machine learning podem ajudar a superar esses desafios”, explica Luciano Gajardoni, diretor técnico de Energy & Utilities da Engineering.

A solução Net@Decision integra dados de diversas fontes, resultando numa gestão mais eficiente do sistema de abastecimento de água com insights gerados em tempo real e análises preditivas, que auxiliam não somente as rotinas operacionais, como também as tomadas de decisões, possibilitando o direcionamento de esforços e investimentos ainda mais estratégicos e assertivos.

Outra aposta da companhia é o aplicativo DigiSelf, direcionado à autoleitura do consumo de água. O app tem como objetivo reduzir os erros de leitura e otimizar a experiência do cliente final por meio da inteligência artificial, tecnologia responsável por capturar os números do hidrômetro e permitir que o usuário possa gerar sua fatura de forma autônoma, ou seja, sem a presença do leiturista, profissional especializado, além de obter um histórico de consumo, alertas de anomalias e informações sobre interrupções de fornecimento em sua região, entre outras.

“Participar de um dos mais importantes eventos de saneamento e meio ambiente do Brasil é uma oportunidade para discutir os movimentos do setor e firmar o compromisso da companhia com a inovação tecnológica a fim de tornar as empresas e, consequentemente, as cidades e comunidades, mais inteligentes, conectadas e sustentáveis”, finaliza Patrick Baudon, diretor comercial de Energy & Utilities da Engineering.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025