A NSF International, organização independente, fundada em 1944 para facilitar o desenvolvimento e implementação de normas e certificações de saúde pública que ajudam a proteger alimentos, água, produtos de consumo e o meio ambiente, passa a oferecer no Brasil um serviço para testagens de fabricantes, materiais e componentes utilizados em sistemas de água potável.  Seguindo os padrões NSF/ANSI/CAN 61, as testagens da NSF estabelecem controles de saúde de sistemas de distribuição de água e são aceitos em diversos países, incluindo Estados Unidos e Canadá, o que minimiza a quantidade de testes que os fabricantes precisam para expandir seus negócios globalmente e dentro do Brasil, onde a legislação passou recentemente a contemplar padrões internacionais.

“Estamos felizes em apoiar empresas brasileiras na expansão de suas operações e na exportação para outros países, oferecendo uma avaliação imparcial e consistente de que seus produtos atendem aos principais requisitos regulatórios empregados ao redor do mundo, garantindo negociações mais simples e credibilidade para a marca”, diz o diretor da divisão de Águas para América Latina da NSF, Marcos Bensoussan.

A certificação é emitida pelos laboratórios da NSF International, incluindo a unidade em Viamão, RS, que mantém requisitos internos e é monitorado pela CGREC/Inmetro em Boas Práticas de Laboratório – BPL, o que garante testes confiáveis e resultados seguros. Além disso, conta com a capacidade de conduzir testes na região e com um time local que fala português, o que facilita os processos de compliance e testagem dos fabricantes brasileiros.

“O papel da NSF vai além de expandir as fronteiras das empresas químicas, desempenhando uma importante função ao garantir a qualidade da água para consumo humano”, diz o executivo. As listas de produtos certificados e registrados pela NSF são consultadas diariamente pela indústria de tratamento de água e por agências reguladoras, sendo referência de qualidade no mundo inteiro.

Com sede nos EUA, a NSF International fornece avaliações de risco, testes, inspeção e serviços de certificação para a indústria de água, da fonte à torneira. A NSF facilitou o desenvolvimento das normas nacionais americanas para os materiais e produtos que tratam ou entram em contato com a água potável para ajudar a proteger a saúde pública e o meio ambiente e minimizar os efeitos adversos à saúde. Em 1990, a norte-americana EPA, agência de proteção ambiental, substituiu seu próprio programa de consultoria de produtos de água potável pelos padrões da NSF.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024