O Centre Patronal é uma organização de trabalhadores com sede em Lausanne, na Suíça. Para dar um passo mais perto da neutralidade de CO2, a entidade investiu em uma tecnologia ambiental promissora. Usando as águas profundas do Lago Genebra, agora é possível aquecer e resfriar o prédio de maneira ecologicamente correta. A fabricante austríaca Agru forneceu as tubulações de alto desempenho de polietileno PE 100-RC para o transporte da água. Mergulhadores profissionais instalaram o duto e o baixaram até o leito do lago.

Uma bomba de calor é usada para extrair energia da água, que é elevada a um maior nível de temperatura por compressão. No processo, um múltiplo da energia elétrica usada para a bomba de calor é gerado como calor e a energia necessária para o aquecimento é reduzida em até 50%. Lagos e grandes rios fornecem reservatórios de calor gigantescos que quase não foram usados ​​até hoje. Mesmo um lago congelado pode fornecer energia para calefação em pleno inverno. O princípio da bomba de calor também pode ser usado para resfriamento, eliminando assim a necessidade de sistemas de ar condicionado que consomem muita energia.

O Lago de Genebra está localizado na fronteira entre a Suíça e a França. É o maior lago dos dois países. Seu ponto mais profundo, 310 m, fica em frente à cidade de Lausanne. Na tecnologia adotada, as águas profundas são aspiradas, aquecidas ou resfriadas com bomba de calor e devolvidas ao lago após o uso. A Agru forneceu 800 metros de sistemas de tubulação Agruline, com diâmetros externos de 500 mm em SDR 11 para a obra, que foi concluída em março de 2021. A Agru também forneceu peças especiais como curvas de 6 m de altura, que são caracterizadas por uma resistência ao fluxo muito baixa. O duto já montado foi fornecido com lastro de concreto e puxado por uma distância de 20 km até o local na superfície da água. Para evitar torções, os mergulhadores especiais baixaram os dutos em uma curva em forma de S até uma profundidade de 80 m. No local a temperatura é constante entre 4°C e 8°C durante todo o ano, o que é ideal para operar a bomba de calor.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024