De acordo com o especialista em PEAD e parceiro da ABPE - Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas, Carlos do Amaral C. Bratfisch, atualmente existe escassez de mão de obra desses profissionais. Em sua opinião, esses soldadores desempenham uma das mais importantes funções nas obras da construção civil e saneamento.

Existem no mercado treinamentos específicos para o aprendizado do soldador em polietileno. Entre eles, está o curso do Senai-SP, preparado para capacitar e certificar os profissionais que desejam atuar com o material. A coordenadora do Senai-SP, Vânia Caneschi, explica que o curso de Soldador de Tubos e Conexões de Polietileno tem a duração de 56 horas. O objetivo é o desenvolvimento de competências relativas à montagem e à soldagem do PEAD por eletrofusão e por topo (termofusão), de acordo com os padrões de qualidade e normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança do trabalho. As aulas são desenvolvidas com 35% teóricas e 65% práticas, em média.

Vânia relata, ainda que, após o curso, o soldador pode candidatar-se ao processo de Certificação de Pessoas, que reconhece formalmente as suas competências, conforme as Normas Brasileiras de Ocupação da ABNT (NBR 16302). “O candidato passa pelas avaliações teórica e prática. Sendo certificado, ele precisará renovar sua certificação após dois anos e as supervisões a cada seis meses”, esclarece Vânia.

A coordenadora do Senai-SP pontua também que em São Paulo, além do curso, a certificação é exigida para soldadores de empresas prestadoras de serviços de companhias como a Comgás e Sabesp. “Como essas empresas estão sempre envolvidas em muitas obras, o mercado de trabalho nesta área é sempre bem aquecido”, evidencia Vânia. Ela ressalta ainda que, além dos soldadores habilitados para o trabalho, é muito importante que as empresas prestadoras de serviços tenham também os demais profissionais capacitados sobre soldas de PEAD.

Na opinião de Bratfisch, a certificação profissional favorece que o técnico seja inserido e permaneça no mercado de trabalho, e assegura, também, que as empresas tenham especialistas qualificados para um desempenho eficiente e eficaz e, consequentemente, produtos e serviços da melhor qualidade.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021