A ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em parceria com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, lançou o Manual Orientativo para Calibração de Macromedidores de Vazão de Água por Meio da Técnica de Pitometria, utilizada para aferir vazões em grandes tubulações por meio da pressão.

A publicação pode ser utilizada como orientação técnica para companhias de saneamento, estudantes, universidades, usuários e entidades governamentais que lidam com sistemas de captação e abastecimento de água ou que tenham interesse no tema. O manual contém fundamentos teóricos, procedimentos práticos, cuidados para aplicação da técnica, instrumentação e softwares para a atividade.

Além disso, o manual pode ser uma referência para a fiscalização de captações e sistemas de adução de água bruta, captada diretamente de rios e lagos, como é o caso do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Nesse sentido, a técnica de pitometria poderá ser utilizada para assegurar a adequação dos medidores de vazão instalados em grandes captações para perímetros irrigados, sistemas de abastecimento e mesmo para uma obra de grande porte, como é o caso do PISF. Assim é possível aumentar a confiabilidade das medições dos volumes captados de rios e reservatórios, oferecendo subsídios para uma gestão de recursos hídricos mais efetiva.

A medição da vazão de água em condutos de grandes dimensões sempre foi um desafio para as empresas que necessitam quantificar com maior segurança os volumes captados, produzidos ou transportados por seus sistemas hidráulicos. Embora existam diferentes tecnologias, é preciso assegurar a confiabilidade metrológica desses instrumentos, que necessitam ser avaliados e calibrados periodicamente.

Contudo, devido às dificuldades operacionais e logísticas, a calibração em laboratório dos macromedidores de vazão não costuma ser uma solução viável técnica e economicamente. Sendo assim, o manual traz uma alternativa para contornar esses desafios dentro das periodicidades e critérios técnicos e sem a necessidade de removê-los de seu local de operação.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024