A cidade de Palestina, SP, foi citada como um case de sucesso no quesito perdas de água e bem próxima da universalização dos serviços de esgotamento sanitário, na oitava edição do Panorama da Participação Privada no Saneamento, uma iniciativa da ABCON SINDCON que traz os principais números das operações privadas do país.

A Esap - Empresa de Saneamento de Palestina, da Aviva Ambiental e do Grupo Iguá, responsável pela operação dos serviços na cidade desde 2007, figurou na publicação com um dos menores índices de perda de água do país e do mundo, com cerca de 11% (número referente à média observada entre maio de 2020 e abril de 2021). Outra menção importante no Panorama foi a da proximidade com a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, hoje com 97% de cobertura.

“Com uma equipe técnica especializada e constantes investimentos, conseguimos atingir essa média de perdas”, relata o diretor operacional da Esap, Luís Guilherme Bizelli. A média nacional brasileira de perda de água chega a 40%, gerando uma perda financeira de R$ 13,6 bilhões, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento) e GO Associados.

Alexandre Lopes, CEO da Aviva Ambiental, afirma que a ESAP é um modelo de sucesso de gestão e operação em municípios com menos de 50 mil habitantes. “O índice de perdas de água de nossa operação assemelha-se ao de países como Coreia do Sul e Bélgica, graças às ações focadas no investimento e aperfeiçoamento de tecnologias e inovações, resultando na sustentabilidade financeira e ambiental do contrato”, comenta.

Para alcançar esse índice, a empresa realiza acompanhamentos diários nos sistemas de distribuição com pesquisas de vazamentos e por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a vazão de água), com haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade e geofone que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível. A população é convocada a participar desse processo por meio de campanha de conscientização no combate a vazamentos internos nos imóveis. A empresa realiza ainda ações de combate a fraudes e setorização dos sistemas de água da cidade.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024