Implementado com o objetivo de modernizar os sistemas de abastecimento de Santa Catarina, o Programa de Automação das Estações de Tratamento de Água da Casan chega ao segundo ano com 10 unidades operando de forma 100% automática.

Outros dois municípios terão suas ETAs modernizadas nos próximos seis meses, fechando o primeiro ciclo do projeto que envolve tecnologia do Reino Unido e integra os investimentos em Planejamento Hídrico para o Estado.

Com investimentos superiores a R$ 15,3 milhões, o programa está em operação em Biguaçu, Bom Retiro, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis (ETAs do Peri e a do Campeche), Lauro Müller, Santa Cecília, Turvo e Vidal Ramos. Ainda em 2021, os sistemas de Cunha Porã e Palma Sola deverão estar também automatizados.

“A automação gera mais segurança operacional e assegura a qualidade da água que distribuímos”, explica o engenheiro Bruno Kossatz, da Gerência de Políticas Operacionais da companhia.

Os sistemas computadorizados e os equipamentos analíticos online de água garantem a dosagem mais adequada de produtos químicos, reduzindo a margem de tolerância necessária e diminuindo o consumo. Além disso, a automação dos processos de tratamento permite um controle mais calibrado da lavagem de filtros, descargas dos decantadores e deságue de lodo.

A principal mudança ocorre com a redução de duas horas para dois ou três minutos o intervalo entre as análises da água tratada na unidade. Por sistema remoto é possível avaliar de maneira contínua, 24 horas por dia, os parâmetros de cloro, flúor, turbidez, cor e pH, permitindo que mesmo a distância o operador faça os ajustes necessários para manter a qualidade do tratamento.

O Programa de Automatização de ETAs contempla a contratação de três empresas que atuam de maneira integrada. A Watson-Marlon, do Reino Unido, fornece as bombas peristálticas dosadoras para os produtos químicos. A paulista Vector, de Americana, é especializada na análise dos dados emitidos pelos sensores. E a catarinense Tecnocontrol, de Blumenau, integra as bombas dosadoras e os equipamentos analíticos à gestão operacional da estação.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024