Implementado com o objetivo de modernizar os sistemas de abastecimento de Santa Catarina, o Programa de Automação das Estações de Tratamento de Água da Casan chega ao segundo ano com 10 unidades operando de forma 100% automática.

Outros dois municípios terão suas ETAs modernizadas nos próximos seis meses, fechando o primeiro ciclo do projeto que envolve tecnologia do Reino Unido e integra os investimentos em Planejamento Hídrico para o Estado.

Com investimentos superiores a R$ 15,3 milhões, o programa está em operação em Biguaçu, Bom Retiro, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis (ETAs do Peri e a do Campeche), Lauro Müller, Santa Cecília, Turvo e Vidal Ramos. Ainda em 2021, os sistemas de Cunha Porã e Palma Sola deverão estar também automatizados.

“A automação gera mais segurança operacional e assegura a qualidade da água que distribuímos”, explica o engenheiro Bruno Kossatz, da Gerência de Políticas Operacionais da companhia.

Os sistemas computadorizados e os equipamentos analíticos online de água garantem a dosagem mais adequada de produtos químicos, reduzindo a margem de tolerância necessária e diminuindo o consumo. Além disso, a automação dos processos de tratamento permite um controle mais calibrado da lavagem de filtros, descargas dos decantadores e deságue de lodo.

A principal mudança ocorre com a redução de duas horas para dois ou três minutos o intervalo entre as análises da água tratada na unidade. Por sistema remoto é possível avaliar de maneira contínua, 24 horas por dia, os parâmetros de cloro, flúor, turbidez, cor e pH, permitindo que mesmo a distância o operador faça os ajustes necessários para manter a qualidade do tratamento.

O Programa de Automatização de ETAs contempla a contratação de três empresas que atuam de maneira integrada. A Watson-Marlon, do Reino Unido, fornece as bombas peristálticas dosadoras para os produtos químicos. A paulista Vector, de Americana, é especializada na análise dos dados emitidos pelos sensores. E a catarinense Tecnocontrol, de Blumenau, integra as bombas dosadoras e os equipamentos analíticos à gestão operacional da estação.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025