A Arkema, uma das maiores indústrias químicas do mundo, assinou um termo de compromisso com a Act4nature International para redução dos impactos na biodiversidade. A iniciativa abrange ações para preservação da fauna e flora e redução do lançamento de efluentes de suas instalações industriais no ar, água e solo.

O grupo francês emprega 530 pessoas no Brasil e está presente em São Paulo (capital, Rio Claro, São Roque, Araraquara, Araçariguama e São José do Rio Preto), Rio de Janeiro (Duque de Caxias), Bahia (Camaçari) e Minas Gerais (Uberlândia) com cinco unidades de produção, três laboratórios, 11 centros de distribuição e três subsidiárias comerciais.

Segundo Richard Tomasella, Gerente Regional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Arkema, o consumo total das unidades é de 55.083 m³/ano. A fábrica de Araçariguama, onde mantém uma unidade de produção de uma ampla gama de tecnologias de resinas com baixo VOC (compostos orgânicos voláteis), é responsável pela maior parte do volume: 26.731 m³/ano. A unidade fabricante de peróxidos orgânicos e abastecimento de gases odorantes e refrigerantes em Rio Claro responde por 20.042 m³ por ano. Grande parte do abastecimento é proveniente de poços tubulares.

Segundo o gerente, a água é usada para fabricação de produtos e nas torres de resfriamento. O tratamento é feito de acordo com as demandas das unidades: parte da água passa por um processo de cloração para uso industrial e para controle da potabilidade; outra parte do recurso é tratada para redução de dureza; e no caso das unidades com torres de resfriamento, o tratamento é feito para evitar a oxidação e incrustações das tubulações.

A Arkema trabalha com estações de tratamento próprias e reúso de água. Na unidade em Rio Claro, por exemplo, foi reduzido o consumo de água por tonelada de produto (KPI m3/ton) com base em projetos de melhorias de segurança de processo e captação de água pluvial. Em 2011, o KPI era de 14,74 m³. “Em 2020, alcançamos 10,46 m³. A meta de 2021 é de 9,9 m³. Nessa unidade, aplicamos recirculação de água de processo (reaproveitamento) ao invés de enviar para estação de tratamento de efluentes, realizamos otimização no processo de lavagem e purificação dos peróxidos e fazemos a captação de água pluvial (telhados) para o sistema de combate a emergências”, diz.

Ao assinar um termo de compromisso com a Act4nature International, a Arkema se compromete a atuar e inovar em soluções ecologicamente corretas nas 147 unidades industriais da companhia ao redor do mundo. A iniciativa contempla a produção de produtos primários e transformados, além de incluir ações com parceiros e clientes. Até 2030, deverá intensificar a atuação nos principais poluentes com impacto local e reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no ar e na água em 65% e 60%, respectivamente, comparativamente a 2012.

Criado em 2018 pela associação francesa EpE - Entreprises pour l'Environnement, o Act4nature Internacional é um coletivo de empresas, atores públicos, cientistas e associações ambientais comprometidos com a proteção, melhoria e restauração da biodiversidade.



Mais Notícias HYDRO



Boom de ultrafiltração impulsiona mercado de membranas no saneamento

Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.

04/11/2025


Higra anuncia crescimento de 20% em 2025

Resultado é histórico na empresa.

04/11/2025


Luxtel amplia presença no saneamento com soluções em PRFV

Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.

04/11/2025