O projeto de lei nº 437/2017, aprovado no final de maio em segundo turno no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, GO, estabelece a reutilização das águas provenientes das chuvas nas novas construções de prédios, condomínios fechados, conjuntos habitacionais, clubes e empresas de médio e grande porte na capital. O projeto aguarda sanção do prefeito.

Os novos empreendimentos deverão contar com um reservatório para armazenar a água captada em telhados, terraços, coberturas e pavimentos descobertos. Essa água pode ser reaproveitada para diversas formas de uso não potável, como irrigação de jardins, limpeza de pisos, piscinas, calçadas e veículos, e ainda na descarga de vasos sanitários. Os donos de imóveis já edificados poderão receber incentivos, descontos ou isenções fiscais da prefeitura caso se adaptem à proposta.

Em Goiânia, empresas como a Consciente Construtora se adiantaram à lei e já adotam medidas para estimular a captação da água da chuva em seus empreendimentos. No condomínio Planet Consciente Garden, por exemplo, o sistema de reaproveitamento de água inclui não apenas as águas das chuvas, mas também as gotas residuais do aparelho de ar condicionado das áreas comuns. O excedente é aproveitado na irrigação dos jardins e limpeza de pisos, piscinas e calçadas.

“No caso do Planet, quando chove, a água excedente armazenada nos reservatórios é destinada para irrigar os jardins, em um processo feito de forma automatizada. A água captada do ar condicionado também é reaproveitada neste mesmo sistema. O Planet conta com quase 640 m² de áreas verdes, e suas diversas praças possuem, ao todo, 25 árvores frutíferas. Então, o reaproveitamento da água para fazer a irrigação dessas áreas representa uma grande economia”, explica Marco Cade, gerente de Projeto, Planejamento e Controle da Consciente.

A tecnologia presente no Planet Consciente Garden extrapola as exigências previstas no projeto de lei goianiense e também prevê o direcionamento do excedente não aproveitado para o lençol freático.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024